Embora o Cruzeiro tenha confirmado o título nacional com antecedência, Marcelo Oliveira garante que o time não perderá a concentração nas rodadas restantes do Campeonato Brasileiro. O treinador espera que o clima positivo na Toca da Raposa após a conquista do tricampeonato não seja exagerado.
“Bom ambiente é sempre bom, mas não pode ser exagerado, senão dá impressão de que estamos de férias, e temos três jogos ainda”, observou o treinador. “Inconscientemente, com a conquista, é natural dar uma relaxada, mas não pode ser exagerado. Temos um jogo contra o Bahia com casa cheia. Temos de nos apresentarmos como campeões, justificarmos por que chegamos tão bem”, acrescentou.
Neste sábado, às 19h30, o Cruzeiro enfrentará o Vasco, no Maracanã. Marcelo Oliveira poupará cinco titulares: Fábio, Dedé, Bruno Rodrigo, Dagoberto e Borges. O treinador admitiu que tem a intenção de preservar os jogadores visando à partida contra o Bahia, na rodada seguinte. O duelo com o Tricolor marcará a entrega da taça, no Mineirão.
Apesar de não utilizar a equipe completa contra o Vasco, o técnico cruzeirense prometeu comprometimento. “Profissionalismo acima de tudo. Se você não gosta de perder treinamento, assim será muito mais num jogo com a camisa do Cruzeiro. Por mais torcedor esteja comemorando ainda, ele quer ver a vitória do time”, afirmou.
Com o tricampeonato brasileiro já assegurado, Marcelo Oliveira utiliza dois artifícios para manter a motivação dos jogadores: busca por recordes e pela permanência no elenco para a próxima temporada.
“É um exercício diário que temos feito de celebrar a conquista, mas criar desafios. São marcas que o Cruzeiro pode bater. E há o sentido de observação dos jogadores que não vinham jogando, para compormos o elenco do ano que vem também”, explicou o treinador.
Com 75 pontos, o Cruzeiro está próximo de superar a maior pontuação já alcançada no atual modelo de disputa do Campeonato Brasileiro. Em edições disputadas com pontos corridos e por 20 equipes, o São Paulo é o recordista, com 78 pontos somados em 2007.