Everton Ribeiro e Ceará receberam o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Grêmio, por 3 a 0, no Mineirão, e terão de cumprir suspensão automática. Esta será a segunda partida em que o meia desfalcará o Cruzeiro no Brasileirão. No primeiro turno, ele não participou do empate sem gols com o Santos, no Mineirão. Já o lateral ficou ausente em dez rodadas.
Entre as várias opções para substituir Everton Ribeiro, Willian aparece como favorito à vaga. Titular durante a maior parte do Campeonato Brasileiro, ele perdeu espaço no time nas duas últimas rodadas, quando Dagoberto foi a alternativa escolhida pelo técnico Marcelo Oliveira. O camisa 10 Júlio Baptista é seu mais forte concorrente. Já na lateral direita, Mayke é nome certo para substituir Ceará.
Se vencer o Vitória nesta quarta-feira, o Cruzeiro confirmará a conquista do tricampeonato brasileiro com quatro rodadas de antecedência sem depender de outros resultados. O título não foi ratificado neste domingo porque o Atlético-PR venceu o São Paulo, em Curitiba, e manteve a distância de 13 pontos com ainda 15 a serem disputados.
Mesmo se for derrotado pelo Vitória, o Cruzeiro pode ser campeão nesta quarta-feira. Caso o Atlético-PR não vença o Criciúma, em Santa Catarina, o título cruzeirense já estará assegurado.