É uma questão de tempo para o Cruzeiro confirmar o tricampeonato nacional. A torcida celeste, entretanto, aguarda a festa para este domingo. Com 60 mil pessoas no Mineirão, o time comandado por Marcelo Oliveira receberá o Grêmio, às 17h.
Para que o título seja confirmado neste domingo, o Cruzeiro precisa vencer o Grêmio e contar com um tropeço do Atlético-PR diante do São Paulo, em Curitiba. Se essa combinação acontecer, o time celeste será campeão com cinco rodadas de antecedência, um recorde na história do Campeonato Brasileiro. “Quanto mais cedo conquistar, menos sofrimento, menos drama. Não podemos deixar arrastando”, observou o técnico Marcelo Oliveira.
Caso a conquista não seja confirmada já nesta rodada, é muito provável que ela aconteça fora de Belo Horizonte. Depois de enfrentar o Grêmio, o Cruzeiro irá a Salvador para duelo com o Vitória. Na rodada seguinte, o clube cumprirá perda de um mando de campo, e enfrentará a Ponte Preta em Uberlândia. O retorno ao Mineirão acontecerá apenas na penúltima rodada, contra o Bahia.
“Ser campeão é sensacional de todas as formas. Se for aqui, melhor, mas não depende só desse jogo. Se for fora, vamos comemorar em outro jogo. Temos perspectiva muito positiva, está muito próximo, mas não é definitivo”, destacou Marcelo Oliveira.
Na véspera do jogo decisivo, o treinador cruzeirense passou a ter uma preocupação. O volante Nilton se queixou de dor no joelho direito. Submetido a ressonância magnética, ele não teve detectada lesão. Caso o camisa 19 desfalque a equipe, Henrique será seu substituto.
Poupado na última rodada, em vitória sobre o Santos, o atacante Willian ficará no banco de reservas, enquanto Dagoberto será mantido entre os titulares. “O Willian é excepcional jogador e o Dagoberto trará experiência para este jogo”, justificou o treinador.
O Cruzeiro enfrenta o Grêmio na pior fase do Tricolor nesta temporada. O time comandado por Renato Gaúcho não marca gols há cinco jogos. A sequência negativa já acumula seis jogos sem vitórias.
A equipe gaúcha tenta superar a má fase e confirmar uma vaga na Copa Libertadores através do Brasileirão, uma vez que foi eliminada nas semifinais da Copa do Brasil pelo Atlético-PR. “Todo mundo sabe que o Cruzeiro será campeão, a diferença é muito grande para os outros times, mas podemos adiar isso mais uma rodada”, comentou o ex-cruzeirense Kleber.
Renato Gaúcho deve escalar o Grêmio com postura defensiva. Sem o atacante chileno Vargas, que cumprirá suspensão, o treinador sinaliza com a possibilidade de escalar o zagueiro Werley.
Cruzeiro x Grêmio
Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Leo e Egídio; Nilton e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Dagoberto; Borges
Técnico: Marcelo Oliveira
Grêmio
Dida; Werley, Bressan e Rhodolfo; Pará, Souza, Ramiro, Riveros e Alex Telles; Kleber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho
Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão
Data: 10 de novembro (domingo), às 17h
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Carlos Berkenbrock (SC)