Questionada pelo Superesportes sobre a possibilidade do jogador do Cruzeiro concorrer à premiação, a Fifa, por e-mail, informou que o tento será um dos avaliados.
O site da entidade, inclusive, um dia após a partida pela Copa do Brasil, destacou a jogada do meia. “O lance mais bonito da noite: num contra-ataque belíssimo, Everton Ribeiro tratou de concluir com maestria”, publicou.
Segundo a Fifa, em meados de novembro, os gols escolhidos estarão disponíveis para votação na internet. “A lista é elaborada por membros escolhidos das diversas comissões da Fifa”, respondeu.
O golaço de Everton Ribeiro
Aos 12 minutos do segundo tempo, Everton Ribeiro recebeu lançamento de Ricardo Goulart, aplicou um chapéu no lateral Luiz Antônio, na área, e acertou um belo chute de perna esquerda, no ângulo superior direito do goleiro Felipe.
Prémio FIFA Ferenc Puskás
A premiação foi criada em 2009 pela Fifa. O nome é em homenagem ao craque húngaro, que se notabilizou no Real Madrid como um dos maiores jogadores de todos os tempos. Com a Seleção da Hungria, Puskás encantou o mundo na Copa de 1954, embora tenha perdido a decisão para a Alemanha.
Neymar é o único brasileiro detentor da honraria. O gol contra o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro foi o escolhido em 2011.
Além do ex-santista, Cristiano Ronaldo, Altintop e Mirolav Stoch também venceram a votação.
Os gols vencedores
2009 - Cristiano Ronaldo: Porto x Manchester United
2010 - Hamit Altintop: Cazakistão x Turquia
2011 - Neymar: Santos x Flamengo
2012 - Miroslav Stoch: Fenerbahçe x Gençlerbirligi