Cruzeiro

Cruzeiro massacra Nacional no Mineirão e assegura a primeira colocação do Estadual

Time celeste venceu por 5 a 0, com gols de Everton Ribeiro, Dagoberto, Leo (2) e Elber

Leo, que disputou centésimo jogo pelo Cruzeiro, marcou duas vezes no primeiro tempo

Empolgado pela chegada de Dedé à Toca da Raposa, o Cruzeiro aproveitou o momento positivo fora de campo para assegurar a primeira colocação do Campeonato Mineiro. Na noite desta terça-feira, o time celeste teve excelente atuação e massacrou o Nacional, por 5 a 0, no Mineirão.


Logo aos 32 minutos de jogo, o Cruzeiro já vencia por 4 a 0. Everton Ribeiro e Dagoberto iniciaram a goleada. Leo, que fez seu centésimo jogo pelo clube, marcou duas vezes. No segundo tempo, Elber deu números finais ao triunfo. A vantagem só não foi maior por dois gols anulados pelo árbitro Alício Pena Júnior, um em falta duvidosa e outro em impedimento mal marcado.

Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 28 pontos e confirmou a primeira colocação. Com 24, o Atlético, segundo colocado, não pode mais ultrapassá-lo. Nas fases finais, o time celeste jogará por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. A equipe terá também a possibilidade de decidir os confrontos no Mineirão.

Na última rodada, o Cruzeiro encerrará sua participação na primeira fase contra o Tupi, em Juiz de Fora. Já o Nacional, que parou em oito pontos, segue lutando contra o rebaixamento. A equipe, que manda jogos em Patos de Minas, receberá o Araxá. Se for derrotado, o Nacional cairá para o Módulo II do Campeonato Mineiro.

Goleada em 32 minutos

Dagoberto marcou o segundo gol
O Cruzeiro não deixou o Nacional respirar desde o primeiro minuto de jogo. A primeira chance aconteceu com desvio de Everton Ribeiro rente à trave esquerda. O camisa 17 conseguiu abrir o placar aos 14 minutos. Ricardo Goulart tocou de letra, Everton Ribeiro avançou e bateu rasteiro de fora da área, no canto esquerdo do goleiro Rodrigo Posso: 1 a 0.

Quatro minutos depois, o Cruzeiro ampliou com a ajuda do arqueiro adversário. Dagoberto arriscou de fora da área e Rodrigo Posso falhou: 2 a 0. O terceiro gol saiu depois de bela troca de passes. Bruno Rodrigo levantou, Nilton ajeitou com o peito e Leo chutou no canto direito: 3 a 0.

Com a goleada concretizada em apenas 22 minutos de jogo, o Cruzeiro não deixou o ritmo cair. Dagoberto esteve perto de marcar um golaço. Everton Ribeiro cruzou da direita, o camisa 11 dominou no peito e driblou Rodrigo Posso com um leve toque. Mas, antes de empurrar para o fundo do gol, o ex-cruzeirense Luizão salvou o Nacional.

O quarto gol saiu em escanteio. Leo, que fez seu centésimo jogo com a camisa celeste, cabeceou forte: 4 a 0. O massacre só não foi ampliado ainda no primeiro tempo por individualismo de alguns jogadores. Everton e Borges tentaram decidir sozinhos oportunidades dentro da área e desperdiçaram boas chances.

Gols anulados e placar definido

Logo aos 3 minutos da etapa final, o Cruzeiro balançou as redes pela quinta vez, mas o árbitro Alício Pena Júnior anulou o gol marcado por Bruno Rodrigo. Foi assinalada falta na jogada de escanteio, que terminou com cabeceio do camisa 33 para o fundo da meta defendida por Rodrigo Posso.

Com a vantagem de 4 a 0, Marcelo Oliveira começou a acionar o banco de reservas e preservar titulares. Elber, que substituiu Everton Ribeiro, teve oportunidade de marcar aos 13 minutos. Após bola rolada por Ceará, ele bateu na rede pelo lado de fora. Na sequência, o Cruzeiro acumulou gol perdidos.

Aos 24 minutos, o time celeste teve seu segundo gol anulado. Borges ajeitou de cabeça, Elber bateu rasteiro e Rodrigo Posso espalmou. Ricardo Goulart aproveitou o rebote, mas foi assinalado impedimento. Entretanto, o camisa 31 estava em posição legal.

Depois de passar muito perto de balançar as redes, Elber conseguiu superar Rodrigo Posso aos 31 minutos. Ricardo Goulart fez grande jogada e passou por vários adversários. Elber tomou a posse de bola na entrada da área, avançou e bateu na saída do goleiro: 5 a 0.

Cruzeiro 5 x 0 Nacional

Cruzeiro
Fábio, Ceará, Leo, Bruno Rodrigo e Everton (Egídio, intervalo); Nilton (Tinga, aos 21' do 2º tempo), Leandro Guerreiro; Everton Ribeiro (Elber, aos 7' do 2º tempo), Ricardo Goulart e Dagoberto; Borges.
Técnico: Marcelo Oliveira

Nacional
Rodrigo Posso; Ivonaldo, Wellington, Luizão e Bruno Barros; Thiago Santos (Marcão, intervalo), Jaílton, Luizinho (Breno, no intervalo) e Caleb; Marcinho (Maranhão, aos 35' do 2º tempo) e Kanu
Técnico: José Ângelo

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão
Data: 16 de abril de 2013, terça-feira
Gols: Everton Ribeiro, aos 14', Dagoberto, aos 18', Leo, aos 22' e aos 32' do 1º tempo; Elber, aos 31' do 2º tempo
Árbitro: Alicio Pena Júnior
Assistentes: Leandro Salvador da Silva e Filipe Ramos Santana
Cartões amarelos: Everton, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Borges (Cruzeiro)
Pagantes: 11.467
Renda: R$ 476.775