Cruzeiro
None

Campeonato Brasileiro Sub-20

Cruzeiro derrota Internacional e conquista o tricampeonato do Brasileiro Sub-20

Em clássico nacional na final, Cruzeiro vence Internacional, em Porto Alegre, por 2 a 1, e comemora terceiro título; Alisson e Pedro Paulo marcaram os gols da vitória

postado em 22/12/2012 21:54 / atualizado em 22/12/2012 23:17

Guilherme Testa/Futbase.net

O Cruzeiro é tricampeão do Campeonato Brasileiro Sub-20. Em ano sem conquistas do time profissional, a base celeste demonstrou a força do clube e garantiu o título nacional de forma invicta. Em grande clássico na final, o Cruzeiro venceu o Internacional, com dificuldade, por 2 a 1, neste sábado, no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, e se tornou o maior ganhador do torneio. Os outros troféus da competição foram assegurados em 2007 e 2010.

Os gols da vitória foram marcados em cada um dos dois tempos. Na etapa inicial, o Cruzeiro saiu na frente aos 25 minutos com o camisa 10 Alisson, grande destaque do time no Brasileiro Sub-20. Após forte pressão, o Inter empatou aos 23 do segundo tempo, com Valdívia. No entanto, aos 39, o atacante Pedro Paulo escorou cruzamento de Mayke para o gol e decretou o título do Cruzeiro no Passo D'Areia.

Com a conquista celeste, Minas Gerais desempata a disputa à parte com Rio Grande do Sul e, agora, é o estado com maior número de títulos do Brasileiro Sub-20. São quatro conquistas mineiras contra três gaúchas. Internacional (2006), Grêmio (2008 e 2009) e América (2010) são os outros vencedores da competição.

Cruzeiro suporta forte pressão colorada

O Internacional dominou as ações ofensivas durante o primeiro tempo, pressionou o Cruzeiro, mas não teve êxito nas finalizações. A equipe celeste foi consistente no sistema defensivo e apostou nos rápidos contra-ataques, principalmente com Lynneeker e Alisson. A estratégia cruzeirense deu resultado. Nos poucos lances de ataque, a Raposa abriu o placar com o camisa 10, aos 25 minutos.

O primeiro lance de perigo foi do Cruzeiro, aos 11 minutos. Em jogada de velocidade, Bruno avançou pela esquerda e cruzou para Pedro Paulo na área. O atacante brigou pela bola e, desequilibrado, finalizou por cima do gol de Jackson. Com dificuldades para entrar na área adversária, o Colorado arriscava vários chutes de longa distância.

Aos 20 minutos, o time gaúcho assustou o goleiro cruzeirense Charles. Em cobrança de falta, o zagueiro PV aproveitou rebote na área, mas mandou para fora, com muito perigo. O Cruzeiro respondeu três minutos depois, com Lyneeker. No entanto, o gol só saiu aos 25 minutos. Destaque do time celeste no Brasileiro, Alisson recebeu passe na grande área, driblou o zagueiro PV e bateu colocado, cruzado, no ângulo esquerdo do goleiro Jackson. Belo gol do Cruzeiro em Porto Alegre: 1 a 0.

No fim da primeira etapa, o Inter desperdiçou boa oportunidade de empate. João Paulo invadiu a grande área e chutou forte. Charles, bem posicionado, fez boa defesa. No rebote, o zagueiro Antônio Carlos afastou o perigo.

Pedro Paulo marca no fim e garante título celeste


O Cruzeiro começou mais efetivo no segundo tempo. Em sete minutos, a equipe teve duas chances para marcar, ambas em jogadas de Lyneeker e Vinícius Araújo. Porém, o Internacional manteve a pressão e criou as melhores oportunidades. A necessidade do empate fez o técnico do Colorado, André Jardini, colocar o talismã do time em campo: Valdívia.

Valdívia, que também entrou durante o segundo tempo da semifinal contra o América e marcou dois gols, não demorou para empatar o jogo para o Internacional. Aos 23 minutos, o atacante, que recebeu este apelido devido à sua semelhança com o armador do Palmeiras, aproveitou cruzamento do lateral-direito Vilela e cabeceou para o fundo das redes de Charles, que nem se mexeu no lance: 1 a 1.

Apesar do empate, o Cruzeiro não se abateu, suportou a insistente pressão gaúcha e, novamente em jogada de contra-ataque, marcou o segundo gol. Aos 39 minutos, o lateral Mayke disparou pela direita, chegou à linha de fundo e cruzou fechado na pequena área. Esperto, Pedro Paulo se antecipou ao zagueiro e finalizou no ângulo direito de Jackson, decretando o tricampeonato do Cruzeiro: 2 a 1.

Desesperado, o Internacional partiu para o tudo ou nada. Foram vários cruzamentos, chutes de fora da área. Contudo, os jovens cruzeirenses permaneceram consistentes em campo e garantiram mais uma importante conquista para o clube.

Campanha do Cruzeiro no Brasileiro Sub-20 e alguns dados:

1ª fase
07/12 – Santos 1 x 2 Cruzeiro – gols: Vinícius Araújo (2)
09/12 – Cruzeiro 4 x 1 Vasco – gols: Lynneeker, Vinícius Araújo e Rodrigo Dias (2)
11/12 – Sport 0 x 0 Cruzeiro
15/12 – Cruzeiro 3 x 0 Ponte Preta – gols: Vinícius Araújo, Juninho e Rodrigo Dias

Quartas de final

18/12 – Cruzeiro 2 x 1 Náutico – gols: Alex e Pedro Paulo

Semifinal
20/12 – Coritiba 0 x 1 Cruzeiro – gol: Alisson

Final
22/12 – Internacional 1 x 2 Cruzeiro - gols: Alisson e Pedro Paulo

O Cruzeiro chegou à final deste ano com a melhor campanha do campeonato (cinco vitórias e um empate em seis jogos, com 89% de aproveitamento).

Os garotos Alisson (meia) e Mayke (lateral-direito) já foram incorporados ao elenco profissional no segundo semestre de 2012, mas não jogaram com Celso Roth. Eles continuarão no profisisonal em 2013. O atacante Vinícius Araújo, artilheiro do time com 4 gols, também deve reforçar a equipe principal na próxima temporada, segundo o técnico Marcelo Oliveira.

INTERNACIONAL 1 X 2 CRUZEIRO

Internacional: Jacsson; Vilela, PV, André e Ebert (Gava); Índio (Tarik), Jair, Fernando Baiano e João Paulo (Valdívia); Jefferson (Rafael Pernão) e Giovani (Thiago)
Técnico: André Jardine

Cruzeiro: Charles; Mayke, Alex, Wallace e Antônio Carlos; Eurico, Bruno, Lynneeker (Juninho) e Alisson; Pedro Paulo (Hugo) e Vinícius Araújo (Rodrigo Dias)
Técnico: Paulo Ricardo


Motivo:
final do Campeonato Brasileiro Sub-20
Estádio: Passo D´Areia, em Porto Alegre-RS
Data: 22/12 (sábado)
Gols: Alisson, aos 25 min. do 1º tempo; Valdívia, aos 22 min. e Pedro Paulo, aos 39 min. do 2º tempo
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

 

Cartões amarelos: Índio (Internacional); Antônio Carlos, Pedro Paulo e Charles (Cruzeiro)