Cruzeiro

Cruzeiro vence o Coritiba e garante vaga entre classificados da Copa Sul-Americana

Apesar de garantir presença no torneio, clube depende de rendimento na Copa do BR

Luiz Martini

Montillo teve o nome gritado pela torcida e contribuiu para vitória celeste no Independência

O Cruzeiro se despediu do torcedor em 2012 com uma vitória no Independência. Na última partida em casa pelo Nacional, já que o clássico da 38ª terá mando de campo do Atlético e presença apenas de alvinegros no Horto, o time celeste superou o Coritiba por 2 a 1 e garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana. Porém, para disputar a competição, o clube não pode chegar às oitavas de final de Copa do Brasil, fato que gera controvérsia.


A vitória celeste foi construída com um gol em cada tempo. Em jogada pela direita, Wellington Paulista cruzou e depois de Tinga disputar com o zagueiro paranaense, a bola parou no fundo das redes. O gol foi dado para Paulista. Na segunda etapa, Leandro Guerreiro ficou com a sobra na grande área e fez o segundo. No fim, o Coxa descontou com Everton Ribeiro. O triunfo deixou o Cruzeiro em oitavo, com 52 pontos e o Coxa saiu do Independência na 15ª posição, com 45 pontos.

Com pequeno risco de rebaixamento, o Coritiba foi dominado pela equipe celeste em boa parte do tempo e, apesar do revés, deixou o campo aliviado pelo tropeço do Sport diante do Fluminense. Na próxima rodada, os paranaenses cumprem tabela contra o rebaixado Figueirense e o clássico põe Atlético e Cruzeiro frente a frente.

Primeiro tempo

A primeira chance do Cruzeiro veio após falta em Montillo. A bola foi alçada na área e Martinuccio quase marcou, mas o desvio passou ao lado da trave de Vanderley. Com postura ofensiva, o time celeste teve outra oportunidade aos quatro minutos, mas o goleiro do Coxa evitou o arremate de Diego Renan.

A pressão celeste surtiu efeito aos sete minutos. Depois de cruzamento de Wellington Paulista, o volante Tinga dividiu com o zagueiro e a bola foi para o fundo do gol: 1 a 0. O lance gerou dúvida sobre a autoria do tento, mas depois foi confirmado para o atacante. Na jogada seguinte, Paulista tentou ampliar de cabeça, mas Vanderley defendeu.

Longe da equipe titular por onze rodadas, o centroavante, que substituiu Anselmo Ramon, mostrou apetite em campo e participou de várias jogadas na frente. Em chute da intermediária, Wellington Paulista quase fez o segundo, mas o goleiro paranaense defendeu.

Em combinação argentina, o placar quase foi ampliado no Independência. Martinuccio dominou pela esquerda e colocou na cabeça de Montillo, mas o defensor do Coxa se antecipou e tirou a bola. Na sequência, o Cruzeiro ficou com um escanteio e Charles pegou o rebote da cobrança, na entrada da área, e esteve perto de marcar, porém, o chute foi para fora.

Aos 24 minutos, o volante Tinga viu a tarde de artilheiro ser impedida por marcação da arbitragem. Depois de balançar as redes, o camisa 5 viu o auxiliar apontar impedimento e o placar continuou com a vantagem mínima.

O Coritiba ameaçou a meta de Fábio aos 28 minutos, com o ex-atleticano Lincoln, mas o goleiro fez a defesa. Everton Ribeiro também tentou de fora da área, mas esbarrou no arqueiro.

Segundo Tempo

Com poucas chances de rebaixamento, o Coritiba começou a etapa final mais ousado, principalmente porque os resultados da rodada eram ruins. Em jogada individual de Everton Ribeiro, o meia foi derrubado perto da linha da área. Na cobrança, Lincoln chutou rente à trave e quase empatou o duelo.

Em jogo aberto, os dois times apresentavam facilidade para se aproximar do gol adversário, mas pecavam na hora de finalizar.

Em jogada de bola parada, Ceará cruzou e após o desvio de cabeça de Wellington Paulista acertar a trave, Leandro Guerreiro pegou o rebote e fuzilou para as redes: 2 a 0. A resposta do Coxa foi com Lincoln, mas Fábio salvou.

Em contra-ataque rápido, o Cruzeiro quase ampliou. Depois de troca de passes, Martinuccio recebeu de Montillo e chutou, mas o goleiro espalmou. Na sobra, o argentino acertou a trave.

Assim como o Cruzeiro, o Coritiba também teve um gol anulado. Deivid completou cruzamento da esquerda, mas estava adiantado. Em lance em que mostrou reflexo, Fábio salvou o chute de Everton. De tanto insistir, o Coritiba fez o seu gol. Depois de dois lances consecutivos, o Coxa marcou com Everton Ribeiro: 2 a 1.

CRUZEIRO 2 X 1 CORITIBA
Cruzeiro
Fábio, Ceará, Leandro Guerreiro, Thiago Carvalho e Diego Renan; Charles, Marcelo Oliveira, Tinga (Élber) e Montillo (Souza); Martinuccio e Wellington Paulista.
Técnico: Celso Roth

Coritiba
Vanderlei; Victor Ferraz (Roberrto), Luccas Claro, Escudero e Denis (Robinho); Willian, Gil, Rafinha (Eltinho), Lincoln, Everton e Deivid
Técnico: Marquinhos Santos

Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Independência
Data: 25 de novembro de 2012, às 17h
Gols: Wellington Paulista, aos sete minutos (1º tempo), Leandro Guerreiro, aos 15 minutos e Everton Ribeiro, aos 44 minutos (segundo tempo).
Árbitro: Anderson Daronco/RS
Assistentes: Altemir Haussman/RS e Rafael da Silva Alves/RS
Cartão Amarelo: Diego Renan, Thiago Carvalho (Cruzeiro) Everton Ribeir, Lincoln, Deivid , Escudero e Eltinho(Coritiba)
Cartão vermelho: