Cruzeiro

Início do Cruzeiro no Campeonato Mineiro é o melhor desde a temporada 2003

Depois de iniciar com derrota, equipe emplacou sequência de sete vitórias

Com vitória em clássico com América, time de Mancini chegou ao sétimo triunfo no Mineiro

Depois de oito rodadas, o Cruzeiro ainda vê o Atlético na liderança do Campeonato, mas já acumula números positivos. Com sequência de sete vitórias e aproveitamento de 87,5%, a equipe celeste tem seu melhor início no Estadual desde a temporada 2003, quando conquistou a Tríplice Coroa.


Na atual edição do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro estreou com derrota para o Guarani, por 1 a 0, mas se recuperou. Os triunfos em série deixam o time comandado por Vágner Mancini com 21 pontos depois dos primeiros oito compromissos pelo Estadual. Essa é a melhor pontuação da Raposa nas últimas nove edições.

Em 2003, os comandados por Vanderlei Luxemburgo somaram 22 pontos. Foram sete vitórias e um empate, diante do Rio Branco. Depois daquele ano, a melhor campanha nos oito primeiros jogos havia sido a de 2009, quando a equipe permaneceu invicta, mas desperdiçou pontos em empates. Há três anos, o Cruzeiro de Adilson Batista venceu seis dos primeiros oitos jogos, além de ficar em igualdade com Uberaba e Tupi, chegando a 20 pontos.

Em 2005, 2008 e 2011, a Raposa somou 19. Em dois desses anos, o Cruzeiro perdeu pontos com derrota em clássico para o Atlético, além de um empate sem gols. No ano passado, a equipe ficou no 0 a 0 com o Tupi. Já em 2005, o placar não foi aberto em confronto com a Caldense.

Equipe mista prejudicou

O uso de reservas pelo técnico Adilson Batista, que poupou os principais jogadores para a Copa Libertadores, gerou resultados negativos no início do Campeonato Mineiro de 2010. No Mineirão, onde o Ipatinga mandava seus jogos, a equipe foi goleada por 3 a 0 pelo time do Vale do Aço. A Raposa caiu ainda diante do Tupi, por 3 a 2, em Juiz de Fora. Assim, foram somados 18 pontos nas oito primeiras partidas.

A mesma pontuação foi acumulada na edição de 2006, porém, naquele ano, a equipe esteve invicta nos seus oito compromissos iniciais. Sob o comando de PC Gusmão, o Cruzeiro perdeu pontos em três empates, contra Ipatinga, Atlético e América.

Pior campanha foi logo após Tríplice Coroa

Depois de conquistar todas as competições disputadas no anterior, a diretoria cruzeirense buscou mais reforços para a temporada. Entretanto, a equipe que reunia Rivaldo e Guilherme ao lado de Alex não vingou. A campanha começou com derrotas para Valério e Caldense. Depois de empatar com América e Uberaba, a Raposa somou apenas 11 pontos nas oito rodadas iniciais do Campeonato Mineiro.

O segundo pior rendimento desde a Tríplice Coroa aconteceu na edição de 2007, com 16 pontos. Além de cinco vitórias, a equipe teve um empate diante do Villa Nova e duas derrotas, para Atlético e Ipatinga.

Números celestes no Estadual

A pontuação nos oito primeiros jogos nas últimas dez edições:

2012: 21 pontos (sete vitórias e uma derrota)
2011: 19 pontos (seis vitórias, um empate e uma derrota)
2010: 18 pontos (seis vitórias e duas derrotas)
2009: 20 pontos (seis vitórias e dois empates)
2008: 19 pontos (seis vitórias, um empate e uma derrota)
2007: 16 pontos (cinco vitórias, um empate e duas derrotas)
2006: 18 pontos (cinco vitórias e três empates)
2005: 19 pontos (seis vitórias, um empate e uma derrota)
2004: 11 pontos (três vitórias, dois empates e três derrotas)
2003: 22 pontos (sete vitórias e um empate)