Após quatro anos longe da função de treinador, Eduardo Amorim, 61, aceitou o desafio de dirigir o Funorte no Módulo II do Campeonato Mineiro. Natural de Montes Claros, o ex-craque do Cruzeiro e do Corinthians disse que sua intenção é salvar o clube local do rebaixamento à Segunda Divisão em Minas.
”Quero dar a minha contribuição. O pessoal da cidade sempre pediu para eu voltar e, como o Funorte está ameaçado de rebaixamento no Módulo II, eu decidir ajudar. Vou dirigir o time nos jogos que restam da fase de classificação e depois resolver pela permanência ou não”, disse Amorim ao Superesportes nesta quinta-feira à noite.
O Funorte é o lanterna do grupo A, com três derrotas em três partidas. O time de Montes Claros foi superado por Patrocinense (2 a 1), Uberlândia (4 a 0) e Araxá (2 a 0).
Mamoré e Patrocinense, com sete pontos em três jogos, lideram o grupo do Funorte.
A estreia de Eduardo Amorim no clube deve ser na próxima segunda-feira, às 20h, contra o Mamoré, em Patos de Minas. “O time está numa situação difícil, mas estou me informando sobre os atletas para fazer o que for possível. O clube contratou o atacante Dandão, experiente, com quem trabalhei na Grécia, e isso vai ser fundamental, pois o time é muito jovem”.
Jogos longe de Montes Claros
Outra dificuldade é a impossibilidade de o Funorte atuar em casa, pois o Estádio José Maria Melo, de Montes Claros, não conseguiu todos os laudos para receber jogos no Módulo II. “O time está jogando em Patos de Minas quando é mandante e isso nos complica muito”, acrescentou Amorim.
Eduardo começou a carreira de treinador no Corinthians, em 1995, quando foi campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. Em seguida, passou por Atlético (1996/97), Sport (1997), América-RN (1998) e Portuguesa (1998). A etapa seguinte da carreira foi na Grécia, à frente de Apollon, Neciniakos e Kalamata.
”No futebol grego, consegui o acesso dos três clubes à primeira divisão. Foram oito anos ao todo, entre 2000 e 2008. Esse trabalho no Funorte marca o meu retorno à função e será um prazer ajudar o clube da minha cidade”, finalizou Eduardo.
Como jogador, Eduardo ficou marcado principalmente pela conquista da Copa Libertadores de 1976 pelo Cruzeiro.
Eduardo Amorim
Clubes como treinador
Corinthians – 1995 – campeão da Copa do Brasil e do Paulistão
Atlético – 1996/1997
Sport – 1997
América-RN – 1998
Portuguesa - 1998
Kalamata (Grécia)
Apollon (Grécia)
Neciniakos (Grécia)
Clubes como jogador
Cruzeiro – 1969 a 81 – campeão da Copa Libertadores de 1976 e Mineiro em 1972, 73, 74, 75, 77
Corinthians – 1981 a 88 – campeão Paulista em 82 e 83
Santo André – 1988