Enquanto Joel Santana comandou dois treinamentos coletivos em preparação para o clássico, Victorino permaneceu sob a orientação de preparadores físicos para aprimorar o condicionamento. O zagueiro entrou em campo pela última vez em 16 de julho, quando a Seleção Uruguaia eliminou a Argentina nas quartas de final da Copa América. Ele se contundiu justamente naquela partida.
A necessidade de melhorar o condicionamento físico foi a razão para Victorino pedir dispensa de amistoso do Uruguai contra a Ucrânia, em 2 de setembro. O requerimento feito pelo zagueiro cruzeirense foi atendido pela Associação Uruguaia de Futebol e ele permanecerá na Toca da Raposa.
Curiosamente, Victorino jamais atuou sob o comando de Joel Santana, já que se apresentou para a disputa da Copa América pela Seleção Uruguaia quando Cuca ainda era o técnico do Cruzeiro. Como retornou do torneio continental com estiramento na coxa esquerda, o zagueiro não atua pelo time mineiro desde a terceira rodada do Campeonato Brasileiro, em derrota para o Fluminense, por 2 a 1, no Engenhão, em 4 de junho.
Sem Victorino, a dupla de zaga cruzeirense no clássico deste domingo deverá ser formada por Leo e Naldo, que herdou a vaga de Gil, negociado com o Valenciennes, da França. No banco de reservas, Joel Santana terá Cribari, que ainda não estreou pelo time celeste.