Cruzeiro

Elenco terá mudanças após o Mineiro

Há jogadores fora dos planos, outros com contrato a vencer e alguns assediados

Bruno Furtado Gilmar Laignier

Elenco do primeiro semestre sofrerá algumas alterações para a disputa do Brasileirão

Com ou sem o título mineiro, o elenco do Cruzeiro passará por mudanças até o início do Campeonato Brasileiro, no dia 22. O diretor de futebol Dimas Fonseca admitiu nesta quinta-feira que alguns atletas devem deixar o clube e outros podem chegar.


Têm saída praticamente certa o zagueiro Fabrício Carioca, alvo do Fluminense, o atacante Reis, nos planos de alguns clubes da Série A, como o Botafogo, e o volante Geovane. Esse último foi o único que não entrou nenhuma vez em campo nesta temporada.

”Conversamos com o procurador do Reis. É um jogador jovem e que nós acreditamos, que no futuro, possa ser realmente aquilo que nós pensávamos quando o trouxemos para o Cruzeiro. Mas não vem tendo oportunidades. Seu procurador me disse que há clubes com interesse de levá-lo e o Cruzeiro não vai aqui prejudicar a carreira de nenhum jogador e muito menos a participação de um investidor que tem interesse de continuar ajudando o Cruzeiro. Por isso, eu disse para ele que se tiver alguma coisa que o atenda e que seja boa para o jogador, o Cruzeiro não vai impedir a sua saída após o Mineiro”, disse Dimas Fonseca especificamente sobre o futuro do atacante.

Contratos a vencer

Os contratos de três jogadores vencem em breve e os casos serão estudados: o zagueiro Edcarlos (1º de julho), o lateral-direito Pablo (30 de junho) e o atacante André Dias (10 de julho).

Sobre Gilberto, pretendido pelo Botafogo, Dimas Fonseca explicou que é intenção do Cruzeiro permanecer com o jogador, tanto que o contrato dele foi estendido recentemente até dezembro de 2012. O armador de 35 anos só sairá caso seja do seu interesse.

Com alto salário no Cruzeiro e sem corresponder em campo, o atacante argentino Ernesto Farías também poderá ter a saída facilitada caso haja algum clube interessado. O contrato dele vai até agosto de 2014. No mês passado, ele manifestou interesse em voltar ao Estudiantes de La Plata, clube onde iniciou a carreira.

Por enquanto Dimas Fonseca fala com cautela de outros atletas. “Sempre que acaba o Estadual, tem reformulação. E nós vamos falar de qualquer coisa, assim que acabar o Estadual, que é no domingo”.

Quem chega?

O primeiro reforço anunciado para o Campeonato Brasileiro foi o meia Bruninho, de 21 anos, revelação do Campeonato Baiano pelo Bahia de Feira de Santana. Ele marcou dois gols no torneio e era pretendido também por Vitória e Bahia, da capital.

A tendência é que ele chegue por empréstimo, com 50% dos direitos fixados.

O atacante Anselmo Ramon, que pertence ao Cruzeiro e que foi vice-artilheiro do Campeonato Paulista, com dez gols, pelo Oeste de Itápolis, poderá receber uma oportunidade com o técnico Cuca.

Dimas Fonseca negou que Edno, atacante do Corinthians, esteja nos planos. “Em momento algum. Não houve nenhum contato com esse jogador. Entendemos que é um bom jogador, respeitamos muito, mas é um jogador de uma posição que não temos a mínima necessidade”.

Fred

Já sobre o boato constante de que Fred, do Fluminense, estaria voltando, o dirigente descartou com veemência. “Acredito que todo e qualquer clube do Brasil gostaria de ter o Fred, não é só o Cruzeiro. É um jogador que foge e muito a realidade econômica do Cruzeiro. Não temos a mínima condição de falarmos de uma vinda do Fred, a não ser que exista algum investidor que queira usar uma parceria com o Cruzeiro como vitrine. E aí o Cruzeiro está à disposição para qualquer conversa”, disse Dimas. (UAI)