Embora a classificação do Cruzeiro às oitavas de final da Copa Libertadores não seja 'matemática', já se pode afirmar que o clube mineiro será, na pior das hipóteses, o segundo colocado do Grupo 7 a partir da vitória por 6 a 1 sobre o Tolima nessa quarta-feira.
O resultado deixou o Cruzeiro com dez pontos na classificação. Diante disso, ele já não pode mais ser alcançado pelo Guaraní do Paraguai, que só pode chegar a nove, pois ainda não pontuou.
Mas a dúvida se refere à possível reação do Tolima, que possui quatro pontos e poderia se igualar ao Cruzeiro com dez, caso derrote o Estudiantes e o Guaraní na cidade colombiana de Ibagué, e conte com dois tropeços dos brasileiros no Paraguai e na Argentina.
No entanto, a vaga cruzeirense seria, em tese, assegurada pelo saldo de gols, o primeiro critério de desempate na Copa Libertadores, organizada pela Conmebol.
Hoje, o Cruzeiro tem saldo positivo de 14, contra saldo negativo de cinco do Tolima. Os colombianos precisariam tirar essa diferença de 19 gols em apenas duas rodadas. Possível?
Na prática, o Tolima passa a brigar com Estudiantes e o praticamente eliminado Guaraní pela segunda vaga restante no Grupo 7.
Nesta quinta-feira, em La Plata, na Argentina, o Estudiantes fechará a quarta rodada da chave jogando contra o Guaraní do Paraguai.
Os argentinos têm seis pontos, contra quatro do Tolima.
O melhor resultado nesta quinta-feira para os colombianos seria uma vitória surpreendente do Guaraní. Assim, eles passariam a depender só de suas forças para superar o Estudiantes. (UAI)