Cruzeiro

Cruzeiro desafia Deportes Tolima em Ibagué para ficar perto da classificação

Vitória deixará o Cruzeiro a um passo das oitavas de final da Copa Libertadores

Bruno Furtado

Jogadores do Cruzeiro fizeram treino de reconhecimento no estádio Manuel Murillo Toro



Missão cumprida em casa, com as vitórias sobre Estudiantes da Argentina (5 a 0) e Guaraní do Paraguai (4 a 0), o Cruzeiro terá nesta quarta-feira, a partir das 19h30 (de Brasília), o seu primeiro desafio como visitante no Grupo 7 da Copa Libertadores. O duelo será em Ibagué, na Colômbia, contra o forte Deportes Tolima, vice-campeão nacional e que obteve 100% de aproveitamento no estádio Manuel Murillo Toro este ano quando usou a equipe principal.

Uma vitória levaria o Cruzeiro a nove pontos e o manteria isolado na liderança da chave. No returno, o time estaria a apenas três pontos da classificação matemática às oitavas de final da competição.

Se o Tolima vencer, chegará a seis pontos e embolará o grupo. O Cruzeiro se manteria na liderança graças ao melhor saldo de gols. Guaraní e Estudiantes só jogarão na semana que vem, em Assunção.

Jogo duro

Pelo desempenho apresentado pelo Tolima nessa Libertadores, o jogo desta quarta-feira tem tudo para ser o mais complicado do Cruzeiro. Na seletiva, os colombianos eliminaram o Corinthians com empate por 0 a 0 em São Paulo e triunfo por 2 a 0 em Ibagué.

Já nas duas rodadas iniciais do Grupo 7, o Tolima derrotou o Guaraní do Paraguai por 1 a 0, na Colômbia, e vendeu muito caro a derrota por 1 a 0 para o Estudiantes no estádio Único de La Plata.

Na temporada, o Tolima obteve 100% de aproveitamento em casa com sua formação titular. Além dos triunfos sobre Corinthians e Guaraní (PAR), a equipe dirigida por Hernán Torres bateu o Santa Fé por 1 a 0 e o Huila por 3 a 1 pelo Campeonato Colombiano.

”O Tolima poderia ter vencido o jogo contra o Estudiantes também, mandou bola na trave, reclamou da arbitragem”, destacou o técnico cruzeirense Cuca.

Cruzeiro embalado

Mas, independentemente do que o adversário ofereça de dificuldade, o Cruzeiro também chega com moral para o confronto. Contando as vitórias por goleada na Libertadores, o time mineiro já acumula quatro triunfos em série. No ano, são sete vitórias e apenas um revés.
Cuca confia em grande jogo


A imprensa de Ibagué chegou a qualificar a equipe de Cuca como a “melhor da Libertadores” e a denominou de “super Cruzeiro” por possuir o melhor ataque (9 gols), a melhor defesa (invicta) e o artilheiro do torneio (Wallyson, com quatro gols).

Sem entrar no clima de oba-oba, o treinador celeste confia numa grande atuação. “Vamos medir forças com eles, sabendo que temos potencial também. Quem quer ser campeão não vai ser só na base técnica, tem que ser no coração, na raça. Cada jogo te pede uma coisa. O jogo da quarta-feira passada era um jogo técnico, tinha que ter movimentação, maturidade e oportunismo, como a gente fez. Quem sabe este seja o jogo da raça, da pegada, da velocidade em contra-ataque. Nós vamos saber jogar também”.

Formação confirmada

Cuca mandará a campo o mesmo time que venceu Guaraní (PAR) pela Libertadores e América de Teófilo Otoni pelo Campeonato Mineiro. A velocidade será a principal arma para tentar surpreender o Tolima nos contra-golpes, principalmente com Wallyson pela direita, Diego Renan pela esquerda e Montillo pelo centro.

”O Tolima é um time muito difícil, que joga bem com a bola nos pés, mas o Cruzeiro tem que jogar da mesma maneira que joga em casa, porque tem jogadores de muita qualidade técnica”, disse o ‘camisa 10’ argentino.
Wallyson é esperança de gol


A esperança de gols dos cruzeirenses mais uma vez será depositada no rápido atacante Wallyson, artilheiro do time no ano. Ele marcou seis vezes nas quatro últimas apresentações. Suas melhores partidas foram justamente contra Estudiantes e Guaraní, com dois gols em cada uma.

Do lado colombiano, Hernán Torres terá todos os titulares à disposição. A dúvida do Tolima está no ataque entre Elkin Murillo e Danny Santoya, autor de dois gols no torneio. (UAI)

Deportes Tolima x Cruzeiro

Deportes Tolima

Anthony Silva; Gerardo Vallejo, Yair Arrechea, Julián Hurtado, Félix Noguera; Jhon Hurtado, Gustavo Bolívar, Diego Chará, Rafael Castillo; Elkin Murillo (Danny Santoya) e Wilder Medina.
Técnico: Hernán Torres

Cruzeiro
Fábio; Pablo, Victorino, Gil e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Henrique, Roger e Montillo; Wallyson e Wellington Paulista.
Técnico: Cuca

Motivo: 3ª rodada do Grupo 7 da Copa Libertadores
Estádio: estádio Manuel Murillo Toro, em Ibagué (COL)
Data/horário: Quarta-feira, dia 2 de março, às 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Carlos Pastorino (URU)