Qualidade do Guaraní pela direita obriga Cuca a inverter laterais do Cruzeiro
Diego Renan e Pablo vão mudar de lugar, mas podem inverter ao longo da partida
postado em 21/02/2011 14:59 / atualizado em 21/02/2011 18:15
A maior qualidade do Guaraní do Paraguai pelo lado direito, com o lateral Eduardo Filippini e com o atacante Julián Benítez, fez com que o técnico Cuca decidisse inverter a posição dos laterais do Cruzeiro para o jogo desta terça-feira, às 19h15, em Sete Lagoas, pela Copa Libertadores.
Até então titular pela direita, Pablo jogará como lateral-esquerdo.
Já Diego Renan, substituto de Gilberto, contundido, vai começar com lateral-direito, embora tenha se firmado na equipe, desde 2009, pela esquerda.
A intenção de Cuca é aproveitar o melhor senso de marcação de Pablo, que também atua como volante. Notoriamente, Diego Renan se destaca pelo jogo ofensivo e tem deficiências na contenção.
Caso o Guaraní mude a estratégia, Pablo e Diego Renan podem inverter os lados novamente, pois são polivalentes e atuam nas duas posições. ”Se o adversário tem um ponta mais agudo de um lado, é natural que você ponha o seu defensor mais forte desse lado. Se você tem essa polivalência e se ela não te traz prejuízo, não tem problema. Não estamos improvisando em nada. São dois jogadores que jogam nas duas. E você consegue dar uma estrutura melhor na parte defensiva colocando um jogador que sabe defender melhor que o outro, numa posição que a gente acha que seja a ideal”, disse, referindo-se a Pablo.
Na estreia da Copa Libertadores, contra o Estudiantes, Cuca preferiu escalar o meia Gilberto na lateral esquerda. Pablo jogou pela direita. Segundo o treinador, Diego Renan tem toda a sua confiança. ”Por isso que a gente tenta pleitear um grupo forte, não um time. Perdemos o Gilberto e não adianta ficar lamentando. A gente tem que ter confiança em quem entra, e temos confiança no Diego Renan. Ele vai jogar, é polivalente, tanto de um lado como do outro, como o Pablo, e a gente encaixa os dois da melhor forma que a gente imagina. O Diego Renan vai jogar e vai jogar bem”.
Diego Renan na posição de origem
Curiosamente, Diego Renan vai jogar na posição em que iniciou a carreira. “Não muda muito não, porque agora vou estar jogando do meu lado direito, eu sou destro, não muda muito, só posicionamento. Pelo lado esquerdo, a tendência é ir (atacar) mais pelo meio”.
Se o Guaraní deslocar suas peças durante o jogo, para dificultar a marcação, Diego Renan estará atento para trocar de lugar com Pablo. ”Eles vão vir com um atacante fixo, outro rodando pelo meio, os laterais vão ter um pouco mais de liberdade. Mas isso vamos observando durante a partida, sabendo que tem que ter atenção em todos os momentos”.
Cuca confirmou o Cruzeiro para este duelo com Fábio; Diego Renan, Victorino, Gil e Pablo; Marquinhos Paraná, Henrique, Montillo e Roger; Wallyson e Wellington Paulista. (UAI)