Cruzeiro
None

Enfim, Cruzeiro fecha com Victorino

Negociação será concluída no Chile pelo gerente de futebol Valdir Barbosa

postado em 01/02/2011 17:55 / atualizado em 02/02/2011 13:10

AFP PHOTO / FRANCK FIFE


Mauricio Victorino trocará de clube, mas continuará vestindo azul. Nesta terça-feira, o Cruzeiro finalmente conseguiu concluir a contratação do zagueiro uruguaio de 28 anos, do Universidad de Chile e da seleção do Uruguai na última Copa do Mundo.

O diretor de futebol Dimas Fonseca informou que o clube chegou a um acordo verbal para contratar o defensor por US$ 2 milhões (R$ 3,3 milhões). O clube vai adquirir 100% dos direitos econômicos.

O contrato de Victorino com o Cruzeiro terá duração de quatro temporadas.

Nesta quarta-feira, o gerente de futebol Valdir Barbosa seguirá para Santiago, no Chile, para tratar de toda a documentação. A pretensão do Cruzeiro é apresentar o reforço até segunda-feira.

Depois de semanas de idas e vindas, a negociação teve um desfecho positivo para o Cruzeiro. As primeiras conversas começaram após o Brasileirão, como o Superesportes noticiou em primeira mão em 7 de dezembro.

A transação se facilitou desde que a janela de transferências para a Europa se encerrou, na noite de segunda-feira. Sergio Irigoitia, intermediário e representante de Victorino, viajou a Santiago nesta terça-feira e obteve a resposta positiva do clube chileno à oferta.

Victorino chegou a treinar com seus companheiros na manhã desta terça-feira, mas logo em seguida se desligou da delegação que viajou a Temuco para enfrentar o Colo Colo em um amistoso.

Com a contratação milionária, o Cruzeiro passa a ter seis zagueiros em seu elenco. Mauricio Victorino se junta a Leo e Gil, os atuais titulares, e aos suplentes Edcarlos, Naldo e Fabrício Carioca.

AFP
O elenco tem agora quatro estrangeiros. O uruguaio poderá falar o castelhano com os argentinos Walter Montillo, seu ex-companheiro em La U, e Ernesto Farías, e ainda com o paraguaio José Ortigoza. No Estadual e no Brasileirão, apenas três poderão entrar na súmula. Na Copa Libertadores, a Conmebol não impõe qualquer restrição ao uso de atletas de outras nacionalidades.

Agora, o Cruzeiro terá que correr contra o tempo para regularizar a documentação de Victorino na CBF e providenciar o visto de trabalho no Brasil. A diretoria terá até 14 de fevereiro para inscrevê-lo na fase de grupos da Copa Libertadores. A estreia cruzeirense será no dia 16, contra o Estudiantes.

Carreira

Victorino tem 1,82m de altura, começou a carreira no Plaza Colonia do Uruguai em 2004 e depois se transferiu para o Nacional de Montevidéu, onde ficou entre 2005 e 2006, e 2007 e 09. Nesse intervalo, ele também passou pela Vera Cruz, do México. Há um ano e meio, o defensor é um dos destaques de La U, ex-time de Montillo.

No clube chileno, o uruguaio fez 11 gols em 74 partidas.

Foi justamente após a Copa que Victorino se valorizou muito. Ele foi titular contra a França e o México pela primeira fase. Nas oitavas, entrou no segundo tempo contra a Coreia do Sul. Na seqüência, foi titular contra Gana, nas quartas de final, e contra a Holanda, na semifinal. Na decisão do terceiro lugar, contra a Alemanha, o defensor ficou apenas como opção no banco.

Mauricio Victorino
Nascimento: 11 de outubro de 1982
Naturalidade: Montevidéu
Clubes:
Plaza Colônia-URU - 16 jogos e 3 gols
Nacional-URU – 96 jogos e 9 gols
Veracruz-MEX – 28 jogos e 3 gols
Universidad de Chile-CHI – 74 partidas e 11 gols
Seleção Uruguaia: 5 jogos na Copa do Mundo de 2010

Tags: