Cruzeiro
None

Cruzeiro faz proposta por Victorino, zagueiro uruguaio indicado por Montillo

Clube volta à carga para contar com futebol do defensor uruguaio

postado em 20/01/2011 17:19 / atualizado em 20/01/2011 20:47

AFP PHOTO/Antonio SCORZA

O Cruzeiro tentou, sem sucesso, a contratação do zagueiro uruguaio Mauricio Victorino em dezembro, logo após o encerramento do Brasileirão. O empecilho era o preço dos direitos: cerca de US$ 3,5 milhões. O tempo passou, ele continuou na pauta e agora, em janeiro, a diretoria decidiu fazer uma oferta oficial para o Universidad de Chile, detentor dos direitos econômicos.

Victorino jogou com Montillo pela “La U” e foi indicado ao Cruzeiro pelo craque.

Segundo o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, a nova conversa com o clube chileno se deveu à interferência de Jailton Oliveira, empresário brasileiro parceiro do agente argentino Sergio Irigoitia, que cuida dos interesse de Mauricio Victorino.

”O Jaílton conversou com o Dimas Fonseca, nosso diretor de futebol, e disse que tem uma possibilidade de o Victorino jogar no Brasil. Então, o Cruzeiro autorizou esse empresário a fazer uma proposta ao clube chileno pelo Victorino”, declarou Mendes.

O Cruzeiro aguarda uma resposta do Universidad de Chile na próxima semana.

Ao Superesportes, o agente Sergio Irigoitia adianta que a negociação é complicada, pois “La U” pretende receber US$ 2,5 milhões pelo defensor de 28 anos, que disputou a última Copa do Mundo pelo Uruguai.

Franceses no caminho
AFP PHOTO / THOMAS COEX

O clube chileno já está com conversas avançadas com o Montpellier da França para negociar a totalidade dos direitos de Mauricio Victorino. O fechamento do acordo depende apenas dos salários.

”Essa negociação está 80%, 90% concluída. O Universidad de Chile já aceitou a proposta dos franceses. Falta agora a gente acertar os salários”, disse Irigoitia.

O agente esclareceu que jogar no Brasil sempre foi a prioridade de Victorino, principalmente após ouvir boas coisas de Montillo. “Ele quer jogar no Brasil porque o Walter (Montillo) fala muito bem do Cruzeiro, das pessoas, dos campeonatos. Nosso desejo inicial era que ele jogasse no Cruzeiro ou no Grêmio, outro interessado, porque são clubes que chegam, que disputam para ganhar e estão na Libertadores. Mas tudo depende da aceitação do Universidad de Chile. Pelo que sei, o Victorino só sairá do clube vendido, jamais por empréstimo”.

Carreira

Victorino tem 1,82m de altura, começou a carreira no Plaza Colonia do Uruguai em 2004 e depois se transferiu para o Nacional de Montevidéu, onde ficou entre 2005 e 06, e 2007 e 09. Nesse intervalo, ele também passou pela Vera Cruz, do México. Há um ano e meio, o defensor é um dos destaques de La U, ex-time de Montillo.

No clube chileno, o uruguaio fez 11 gols em 73 partidas. Desde novembro passado, Mauricio Victorino é especulado por vários clubes europeus.

Foi justamente após a Copa que Victorino se valorizou muito. Ele foi titular contra a França e o México pela primeira fase. Nas oitavas, entrou no segundo tempo contra a Coreia do Sul. Na seqüência, foi titular contra Gana, nas quartas de final, e contra a Holanda, na semifinal. Na decisão do terceiro lugar, contra a Alemanha, o defensor ficou apenas como opção no banco.

O site chileno Prensa Fútbol chegou a qualificar o uruguaio como o melhor estrangeiro do futebol local em reportagem publicada em 14 de maio passado, quando ele se destacava pela Libertadores. “Cada jogo de La U é um motivo para aplaudir a Mauricio Victorino”.

No momento, o Cruzeiro dispõe de cinco zagueiros: Gil, Leo, Naldo, Edcarlos e Fabrício Carioca. (UAI)

Leia também:
Presidente do Universidad de Chile não quer vender Victorino

Mauricio Victorino
Nascimento: 11 de outubro de 1982
Naturalidade: Montevidéu
Clubes:
Plaza Colônia-URU - 16 jogos e 3 gols
Nacional-URU – 96 jogos e 9 gols
Vera Cruz-URU – 28 jogos e 3 gols
Universidad de Chile-CHI – 73 partidas e 11 gols
Seleção Uruguaia: 5 jogos na Copa do Mundo de 2010

Tags: