2

Holanda

Seleção Holandesa tem nova geração de talentos e será comandada na Copa do Mundo do Catar pelo experiente técnico Louis van Gaal

compartilhe
A Holanda ficou retorna à Copa do Mundo após ser a grande ausência da edição de 2018, no Catar
foto: Soraia Piva

A Holanda ficou retorna à Copa do Mundo após ser a grande ausência da edição de 2018, no Catar

Após ficar fora da Copa do Mundo da Rússia, em 2018, a Seleção Holandesa retorna ao torneio com boas chances de surpreender, até porque poucas pessoas os colocam entre os favoritos, mesmo com uma ótima e renovada geração.

Mesmo muito tradicional, a Holanda ficou entre 2014 e 2021 longe dos grandes torneios. Ausente na Eurocopa de 2016 e na Copa do Mundo de 2018, a seleção só retornou aos grandes torneios no ano passado, na Euro 2020. 

Esta nova geração até fez uma boa fase inicial no torneio, com três vitórias, mas a queda nas oitavas de final para a Tchéquia acarretou a demissão do técnico Frank de Boer. Com isso, um velho conhecido foi chamado para o cargo. 

Louis van Gaal iniciou a sua terceira passagem pela Holanda em agosto de 2021 e vive um momento animador. O técnico comandou o país em 15 partidas e conquistou onze vitórias, empatou quatro vezes e ainda não perdeu.

Palpitômetro SE: Candidata ao título (quatro estrelas)
Participações em Copas: 10
Melhor participação: Vice-campeã (1974, 1978 e 2010)
Última participação: 2014 (eliminada na semifinal)
Adversários no Grupo A: Catar, Senegal e Equador
Posição no ranking da Fifa: 8ª
Títulos: Eurocopa (1988)

Os convocados da Holanda
  • Goleiros: Justin Bijlow (Feyenoord), Andries Noppert (Heerenveen) e Remko Pasveer (Ajax);
  • Defensores: Virgil van Dijk (Liverpool), Nathan Aké (Manchester City), Daley Blind (Ajax), Jurrien Timber (Ajax), Denzel Dumfries (Inter de Milão), Stefan De Vrij (Inter de Milão), Matthijs De Ligt (Bayern de Munique), Tyrell Malacia (Manchester United) e Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen);
  • Meio-campistas: Frenkie De Jong (Barcelona), Steven Berghuis (Ajax), Davy Klassen (Ajax), Teun Koopmeiners (Atalanta), Cody Gakpo (PSV), Marten De Roon (Atalanta), Kenneth Taylor (Ajax) e Xavi Simons (PSV);
  • Atacantes: Memphis Depay (Barcelona), Steven Bergwijn (Ajax), Vincent Janssen (Antwerp), Luuk De Jong (PSV), Noa Lang (Club Brugge) e Wout Weghorst (Besiktas).

Técnico: Van Gaal
Destaques: Virgil van Dijk, Frenkie De Jong e Memphis Depay

Compartilhe