A Fifa abriu uma investigação para apurar como o chef-celebridade Salt Bae e outras pessoas tiveram acesso ao campo após a final da Copa do Mundo do Catar disputada entre Argentina e França.
O chef turco, cujo nome verdadeiro é Nusret Gokce, foi fotografado segurando e beijando a taça da Copa enquanto comemorava com jogadores da Argentina o título de campeã mundial.
- Post de Messi no Instagram após vitória na Copa bate recorde com maior número de curtidas da história
- Copa do Mundo: por que a seleção argentina é tão branca?
Segundo as regras da Fifa, apenas um grupo seleto de pessoas, entre elas os jogadores campeões do torneio, podem tocar a taça. Em um comunicado à BBC Sport, um porta-voz da Fifa disse que "após uma revisão, Fifa vem apurando como alguns indivíduos obtiveram acesso ao campo após a cerimônia de encerramento no estádio Lusail em 18 de dezembro".
"Medidas apropriadas internas serão tomadas."
Bife 'de ouro'
Salt Bae é dono de uma rede de churrascarias e se tornou famoso após sua técnica de preparar e salgar a carne viralizou na internet em 2017.
Grandes astros do futebol, incluindo Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e David Beckham, são clientes de Salt Bae.
Em novembro, durante a Copa do Mundo, Salt Bae postou uma foto ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e depois apareceu junto aos astros brasileiros Ronaldo, Roberto Carlos e Cafu.
Os atletas da seleção brasileira Vinícius Jr., Éder Militão e Gabriel Jesus, acompanhados do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, também jantaram durante a Copa numa filial no Catar do Nusr-Et, que também está presente na Turquia, Grécia, Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.
Chamou a atenção que um dos pratos era uma carne (prime-rib) coberta com folha de ouro.
O consumo dos jogadores no local gerou críticas. Uma delas foi feita pelo padre Julio Lancellotti, que escreveu: "Enquanto milhões pelo mundo passam fome nos chega um vídeo deste, acintoso, e que causa indignação e tristeza" em uma postagem com quase 12 mil comentários no Instagram.
- Texto originalmente publicado em https://www.bbc.com/portuguese/geral-64072258