Com a saída de Tite, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) busca um técnico à altura para assumir o cargo de comandante da Seleção. Entre diversos nomes especulados, o Superesportes separou dez profissionais, renomados mundialmente, que estão livres no mercado e que poderiam treinar o Brasil.
Confira a lista de técnicos reconhecidos mundialmente que estão desempregados:
Zinédine Zidane
Um dos maiores meio-campistas da história do futebol, Zidane está desempregado desde que deixou o Real Madrid, em 2021. O técnico é cotado para assumir a Seleção Francesa após a Copa do Mundo do Catar. Especula-se que Didier Deschamps, atual comandante dos 'Blues', deixará o cargo após o Mundial.
Arsène Wenger
Maior técnico da história do Arsenal, o francês Arsène Wenger deixou o clube em 2018 e é, desde então, Chefe do departamento de Desenvolvimento Global de Futebol da Fifa. O comandante, no entanto, já admitiu que poderá voltar à beira do gramado caso receba uma proposta com condições favoráveis.
Mauricio Pochettino
Após meia década de trabalho no Tottenham, chegando a ser finalista da Liga dos Campeões em 2019, o argentino Mauricio Pochettino acertou com o Paris Saint-Germain em 2021. Contudo, no ano de estreia do trio Messi, Neymar e Mbappé, o técnico não atingiu os números esperados e foi demitido com apenas uma temporada. Desde então, está sem clube.
Luis Enrique
Marcado por um futebol envolvente e de toque de bola, o técnico Luis Enrique está desempregado desde quando deixou a Seleção da Espanha, na última quinta-feira (8/12). O anúncio veio após ser eliminado para Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Em seu currículo, o espanhol acumula títulos nacionais e internacionais com o Barcelona entre 2014 e 2017.
Joachim Löw
Campeão mundial com a Alemanha na Copa do Mundo de 2014, o técnico Joachim Löw está desempregado desde 2021, quando deixou o cargo da seleção germânica após 15 anos. O alemão já revelou estar disposto a aceitar um novo trabalho após a Copa do Catar, que termina em 18 de dezembro.
Marcelo Gallardo
Após marcar época no River Plate e ser bicampeão da Copa Libertadores, o argentino Marcelo Gallardo está desempregado desde outubro. O treinador foi sondado por clubes brasileiros, como Atlético e Flamengo, que se assustaram com os valores pedidos para concretizar a negociação. O grande objetivo do comandante é assumir uma equipe europeia.
Marcelo Bielsa
Apelidado de 'El Louco Bielsa', o treinador argentino revolucionou o futebol, sendo considerado o mentor de vários profissionais renomados, como Pep Guardiola, Jorge Sampaoli e outros. Apesar do modelo tático inovador, chamado 'Jogo de Posição', Marcelo Bielsa não acumula grandes títulos na carreira. Ele está sem clube desde fevereiro deste ano, quando deixou o Leeds United. Atualmente, é cotado para assumir a Seleção Uruguaia.
Rafa Benítez
O espanhol Rafa Benítez está desempregado desde janeiro, quando foi demitido do Everton. Longe do auge de sua carreira, o comandante acumula diversas conquistas nacionais e internacionais. No início do século, chegou a vencer a Liga dos Campeões e a Liga Europa com Liverpool e Valencia, respectivamente.
Claudio Ranieri
Com diversos clubes mundialmente reconhecidos no currículo, o italiano Claudio Ranieri está livre no mercado desde janeiro deste ano, quando deixou o Watford. Seu último trabalho de sucesso foi no Leicester, na temporada 2015/2016, quando conquistou o Campeonato Inglês de forma surpreendente.
André Villas-Boas
O português André Villas-Boas está desempregado desde fevereiro de 2021, quando treinou o Olympique de Marselha. Multicampeão no Porto logo em sua primeira temporada como treinador, em 2010, o comandante passou por grandes clubes do futebol, como Chelsea e Tottenham. Com a 'febre' de técnicos portugueses no Brasil, Villas-Boas chegou a ser cotado para assumir gigantes nacionais.