Quem ligou a TV para assistir à semifinal da Copa do Mundo do Catar nesta terça-feira (13) pode ter estranhado a Argentina recuada, correndo de um lado para o outro para marcar o insistente toque de bola da Croácia. A estratégia, porém, foi planejada minuciosamente pelo técnico Lionel Scaloni e foi um dos segredos do triunfo argentino por 3 a 0 no Estádio Icônico de Lusail, revelou Lionel Messi.
"Jogamos uma partida muito séria, que sabíamos que ia ser da forma que foi. Nós nos preparamos muito bem, porque sabíamos que eles teriam muito a bola, porque têm um meio com jogadores muito bons. Sabíamos que teríamos que correr, mas que também teríamos nossas chances, porque eles se desorganizam rapidamente", analisou o camisa 10.
O meio-campo croata é formado por Brozovic, Kovacic e Modric. O trio foi decisivo ao longo de toda a campanha da seleção no mundial, especialmente no confronto com o Brasil nas quartas de final.
Diante dos argentinos, tiveram a bola a maior parte do tempo - conforme previsto pela comissão técnica de Scaloni -, mas viram o adversário ser mais efetivo, especialmente nos contra-ataques. Messi e Julián Álvarez (duas vezes) marcaram os gols da vitória.
"Não nos desesperamos quando tínhamos que correr, quando nos moviam de um lado para outro, porque sabíamos que era o forte deles. Sabíamos que eles teriam muita posse, mas também sabíamos que poderia ser uma fortaleza nossa quando recuperássemos a bola, porque os três meio-campistas são muito desordenados para ter a bola e deixavam muitos espaços", reiterou Messi.
Elogio à comissão técnica
A preparação para a partida rendeu à comissão técnica uma série de elogios de Messi. "Temos uma comissão técnica muito boa, que não deixa nada passar, que nos prepara para cada detalhe da partida, nos faz saber disso. Essa é uma grande ajuda para nós quando estamos dentro do campo, porque em nenhum momento estamos perdidos e sempre sabemos o que temos que fazer e como vai ser a partida", exaltou o camisa 10.
Agora, Scaloni começa a pensar na preparação para a grande final. O adversário será França ou Marrocos, que se enfrentam nesta quarta-feira (14), a partir das 16h (de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Já a decisão está marcada para domingo (18), às 12h, no Estádio Icônico de Lusail.