2

Luis Enrique é demitido do comando da Seleção Espanhola

Treinador fracassou à frente da Fúria nesta Copa do Mundo; pressão da imprensa era grande para desligamento do profissional

08/12/2022 09:06 / atualizado em 08/12/2022 10:40
compartilhe
Luis Enrique foi demitido do comando da Seleção Espanhola
foto: KARIM JAAFAR / AFP

Luis Enrique foi demitido do comando da Seleção Espanhola


Após fracasso na Copa do Mundo do Catar à frente da Seleção Espanhola, o técnico Luis Enrique foi demitido. A RFEF emitiu comunicado agradecendo o trabalho do treinador, mas definindo que um novo projeto será iniciado.

"A direção esportiva da RFEF transmitiu ao presidente um relatório no qual se determina que um novo projeto deve começar para a Seleção Espanhola de Futebol, com o objetivo de continuar com o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Enrique e seus colaboradores. Tanto o presidente, Luis Rubiales, quanto o diretor esportivo, José Francisco Molina, transmitiram a decisão ao técnico", disse.

A Seleção Espanhola foi eliminada para Marrocos nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, após empate por 0 a 0 no tempo normal e derrota por 3 a 0 nas cobranças de pênaltis.

A imprensa espanhola fez grande pressão para a demissão do profissional. O jornal Marca, por exemplo, chegou a fazer um editorial pedindo a cabeça de Luis Enrique, que não tinha boa relação com a imprensa de Madri.

Novo comandante


A Espanha já confirmou o novo técnico. Luis de la Fuente, que comandava a equipe Sub-21 espanhola desde 2018, foi efetivado e será o novo treinador da Fúria. Ele já trabalhou no Athletic Bilbao (de 2006 a 2011) e Alavés (2011).



Manchetes de jornais da Espanha após eliminação da seleção na Copa



Comunicado da RFEF


A direção esportiva da RFEF transmitiu ao presidente um relatório no qual se determina que um novo projeto deve começar para a Seleção Espanhola de Futebol, com o objetivo de continuar com o crescimento alcançado nos últimos anos graças ao trabalho realizado por Luis Enrique e seus colaboradores. Tanto o presidente, Luis Rubiales, quanto o diretor esportivo, José Francisco Molina, transmitiram a decisão ao técnico.

O técnico asturiano conseguiu dar um novo fôlego à seleção nacional desde a sua chegada, em 2018, através de uma profunda renovação que consolidou uma mudança geracional na equipa e no futebol espanhol.

Luis Enrique qualificou-se para duas Final Four da Liga das Nações da UEFA, das três que disputou como treinador; e chegou às semifinais da Euro 2020 com cunho próprio e com estilo definido. Ele optou por jovens talentos e tem semeado esperança no futuro da seleção espanhola.

A RFEF deseja enfaticamente a Luis Enrique e sua equipe boa sorte em seus futuros projetos profissionais. O treinador conquista o carinho e a admiração dos seus colaboradores da Seleção e de toda a Federação, que será sempre a sua casa.

Compartilhe