Gana e Uruguai entram em campo nesta sexta-feira em busca de uma vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. As seleções, que integram o Grupo H, vão se enfrentar às 12 horas (de Brasília), no Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah.
Ambas as equipes ainda têm chances de classificação e vão se encontrar após a épica partida de 2010, na Copa da África do Sul. Na ocasião, o Uruguai eliminou a Gana nas oitavas após Suárez impedir o gol ganês com a mão. No pênalti assinalado, Asamoah Gyan chamou a responsabilidade e desperdiçou a cobrança.
Simultaneamente, a Coreia do Sul irá duelar com o já classificado Portugal, que participam da mesma chave. A partida acontece no Estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan.
A Gana, na segunda posição com três pontos, vai ao gramado precisando da vitória para se classificar confortavelmente e cravar vaga na próxima etapa.
Se os ganeses empatarem com o Uruguai, terá que torcer para um tropeço dos coreanos. Caso a equipe asiática vença Portugal por mais de um gol, a Coreia avança no grupo.
Até aqui, a Gana acumula dois jogos bem agitados. Na primeira rodada, perdeu para Portugal por 3 a 2. Já no segundo compromisso venceu a Coreia do Sul pelo mesmo placar.
O técnico Atto Oddo tem seis jogadores pendurados: Iñaki Williams, André Ayew, Kudus, Seidu, Daniel Amartey e Tariq Lamptey.
Já pelo lado uruguaio a situação é mais complicada. A seleção é a lanterna do grupo com apenas um ponto, conquistado no empate com a Coreia no primeiro jogo. Na segunda rodada perdeu para Portugal, por 2 a 0.
Para sonhar com uma classificação, o Uruguai tem que vencer a todo custo se não estará eliminado. Se conseguir levar a melhor no embate, também terá que torcer para a Coreia tropeçar. Caso o time asiático ganhe, a vaga será decidida no saldo de gols.
O Uruguai também sofre com cartões amarelos. Cáceres, Mathías Olivera e Bentancur então pendurados.
FICHA TÉCNICA
GANA X URUGUAI
GANA: Ati Zigi; Lamptey, Amartey, Salisu e Mensah; Abdul Samed, Partey e Kudus; Jordan Ayew, André Ayew e Iñaki Williams.
Técnico: Atto Oddo
URUGUAI: Rochet; Varela (Cáceres), Godín, Giménez e Mathías Oliveira (Viña); Bentancur, Vecino, De la Cruz (Arrascaeta) e Valverde; Darwín Ñunez e Suárez (Cavani).
Técnico: Diego Alonso
Local: Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah (QAT)
Data: 2 de dezembro de 2022, sexta-feira
Horário: às 12 horas (de Brasília)
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Assistentes: Jan Seidel (ALE) e Rafael Foltyn (ALE)
VAR: Bastian Dankert (ALE)