2

Croácia elimina 'geração' da Bélgica e avança na Copa como vice-líder

Atuais vice-campeões do mundo seguram empate com os belgas, 3º colocados na Rússia, e passam de fase junto com Marrocos

01/12/2022 13:51 / atualizado em 01/12/2022 15:18
compartilhe

 

Bélgica, de estrelas como Lukaku (9), cai  na primeira fase da Copa do Mundo do Catar
foto: GABRIEL BOUYS/AFP

Bélgica, de estrelas como Lukaku (9), cai na primeira fase da Copa do Mundo do Catar

 

A noite desta quinta-feira (tarde no Brasil), 1º de dezembro de 2022, pode significar o fim de uma era. Ou melhor, de uma "geração". A Bélgica mais promissora de todos os tempos dá adeus àquela que pode ser a última Copa do Mundo de protagonismo de nomes como De Bruyne, Lukaku, Hazard e Courtois. O trabalho "sujo" foi feito pela forte Croácia, que segurou o empate por 0 a 0 no Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, e avançou às oitavas de final no Catar.



Croácia x Bélgica: fotos do jogo pelo Grupo F da Copa



O resultado classifica a Seleção Croata na segunda posição do Grupo F, com cinco pontos, atrás apenas de Marrocos (sete). Modric e companhia vão encarar nas oitavas o líder do Grupo E, que pode ser Espanha, Japão ou Costa Rica.

O jogo está marcado para a próxima segunda-feira (5), às 12h (de Brasília), no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah.

Na outra partida da chave, Marrocos derrotou o eliminado Canadá por 2 a 1 e avançou ao mata-mata como primeiro colocado.

Os marroquinos vão enfrentar nas oitavas de final o segundo do Grupo E, que pode ser Espanha, Japão, Costa Rica ou Alemanha. A partida será na próxima terça-feira (6), às 12h, no Estádio Cidade da Educação, na capital Doha.


O jogo


Tratava-se de uma das partidas mais aguardadas da fase inicial da Copa do Mundo do Catar. De um lado, a Croácia, atual vice-campeã mundial. Do outro, a Bélgica, terceira colocada na Rússia.

Croácia x Bélgica: fotos das torcidas no jogo da Copa



Com apenas dez segundos de jogo, a Croácia quase abriu o placar e tirou suspiros das arquibancadas. Os primeiros minutos foram de pura pressão dos atuais vice-campeões do mundo, que quase abriram o placar. Houve até um pênalti marcado para os croatas, mas o lance foi invalidado por impedimento após consulta ao VAR.

Após o baque inicial, a Bélgica equilibrou a partida e passou a ter a bola por mais tempo. Perdeu grande chance com Mertens e, depois, pouco conseguiu criar. A partida entrou em modo de espera e foi para o intervalo sem nenhuma defesa dos goleiros Livakovic e Courtois.

Diante do cenário adverso e da necessidade de ganhar para classificar, o técnico Roberto Martínez colocou Lukaku na volta para o segundo tempo. Com três minutos em campo, o centroavante conseguiu a primeira finalização certeira do jogo: um cabeceio para defesa do goleiro croata.

Foi o sinal para a melhora do jogo. Mesmo com o empate favorável, a Croácia resolveu ir ao ataque e exigiu duas boas defesas de Courtois. Minutos depois, Lukaku desperdiçou chance inacreditável ao finalizar na trave.

E o centroavante belga não estava mesmo em uma grande noite. Empilhou oportunidades perdidas e foi apontado como um dos vilões.

As oportunidades foram aumentando de lado a lado, mas os zeros não saíram do placar. Fim da linha para a geração belga.


CROÁCIA 0 X 0 BÉLGICA


Croácia
Livakovic; Juranovic, Lovren, Guardiola e Sosa; Brozovic, Kovacic (Majer, aos 47' do 2ºT) e Modric; Kramaric (Pasalic, aos 19' do 2ºT), Livaja (Petkovic, aos 19' do 2ºT) e Pericic
Técnico: Zlatko Dalic

Bélgica
Courtois; Alderweireld, Vertonghen e Castagne; Meunier (Eden Hazard, aos 42' do 2ºT), Dendoncker (Tielemans, aos 27' do 2ºT), Witsel e Carrasco (Doku, aos 27' do 2ºT); De Bruyne, Trossard (Thorgan Hazard, aos 14' do 2ºT) e Mertens (Lukaku, no intervalo)
Técnico: Roberto Martínez

Motivo: terceira rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Data e horário: quinta-feira, 1º dezembro de 2022, às 12h (de Brasília)
Local: Estádio Ahmad Bin Ali, em Al Rayyan, no Catar

Cartão amarelo: Dendoncker, aos 22' do 2ºT (BEL)

Público: 43.984 torcedores

Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Assistentes: Gary Beswick (Inglaterra) e Adam Nunn (Inglaterra)
VAR: Marco Fritz (Alemanha)

Compartilhe