Senegal está de volta ao mata-mata da Copa do Mundo após 20 anos. Nesta terça-feira, a Seleção Senegalesa venceu o Equador por 2 a 1, no Estádio Internacional Khalifa, pela terceira rodada da fase de grupos do Mundial do Catar. Ismalla Sarr e Koulibaly marcaram para os Leões da Terenga, enquanto Caicedo descontou.
Com o placar, Senegal avançou às oitavas de final. Os africanos ficaram na segunda colocação do Grupo A, com seis pontos, dois a mais que os equatorianos, que ficaram na terceira posição e foram eliminados. A Holanda ficou na liderança da chave, com sete. O Catar, por sua vez, terminou na lanterna, com zero.
Senegal volta a campo agora no domingo, às 16 horas (de Brasília), no Estádio Al Bayt, contra o primeiro colocado do Grupo B, que será definido nesta tarde.
Precisando vencer, os senegaleses partiram para cima desde o começo da primeira etapa. Com apenas dois minutos, Gana Gueye foi acionado na meia-lua e finalizou com muito perigo pelo lado. Na sequência, Boulaye Dia recebeu ótimo passe dentro da área e finalizou cruzado, mas errou o alvo.
O jogo
Precisando vencer, os senegaleses partiram para cima desde o começo da primeira etapa. Com apenas dois minutos, Gana Gueye foi acionado na meia-lua e finalizou com muito perigo pelo lado. Na sequência, Boulaye Dia recebeu ótimo passe dentro da área e finalizou cruzado, mas errou o alvo.
Aos 24, Ismalla Sarr ficou com a bola pela esquerda e tentou o chute colocado, que saiu pela linha de fundo. Já aos 41 minutos, o meia foi derrubado na área e árbitro marcou pênalti. Na cobrança, o próprio camisa 18 assumiu a responsabilidade e, com muita categoria, colocou os africanos na frente.
Em desvantagem, o Equador partiu para cima na volta do intervalo. Depois de rondar a área adversária, o empate enfim saiu aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio, Caicedo apareceu livre na pequena área para completar para o fundo da meta e deixar tudo igual.
A alegria dos sul-americanos, porém, durou pouco. Isso porque Senegal voltou a ficar na frente logo na sequência. Com 24 minutos, depois de cobrança de falta da para dentro da área, a defesa equatoriana afastou mal e Koulibaly aproveitou para estufar as redes.
Novamente atrás no placar, o Equador voltou a se lançar para o ataque. Aos 30, Plata foi acionado na marca do pênalti, dominou e tentou o voleio. Atento, Mendy agarrou firme.
Na reta final, os sul-americanos seguiram tentando apertar, mas nada foi suficiente para evitar a eliminação. Do outro lado, Senegal apenas segurou o placar para confirmar a sua vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022.
EQUADOR 1 X 2 SENEGAL
EQUADOR: Galíndez; Preciado (Porozo), Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Alan Franco (Sarmiento), Gruezo (Cifuentes) e Moisés Caicedo; Gonzalo Plata, Estrada e Enner Valencia
Técnico: Gustavo Alfaro
SENEGAL: Mendy; Sabaly, Koulibaly, Diallo e Jakobs; Idrissa Gueye, Pathe Ciss (Mendy) e Pape Gueye; Ndiaye (Dieng), Boulaye Dia e Ismaila Sarr
Técnico: Aliou Cissé
Local: Estádio Internacional Khalifa, em Doha (QAT)
Data: 29 de novembro de 2022, terça-feira
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA)
VAR: Jerome Brisard (FRA)
Cartões amarelos: Gana Gueye (Senegal)
GOLS: Caicedo, aos 22 do 2ºT (Equador); Ismalla Sarr, aos 43 do 1ºT, e Koulibaly, aos 24 do 2ºT (Senegal)