A primeira rodada da Copa do Mundo do Catar-2022 terminou. Assim, Japão e Costa Rica voltam a campo, neste domingo, para definir seu futuro no Grupo E. A bola vai rolar às 7h (de Brasília), no Estádio Al Rayyan.
As duas seleções tiveram sentimentos opostos em suas estreias. Os japoneses venceram a Alemanha, sendo que essa foi a primeira virada dos 'Samurais Azuis' em Copas do Mundo. Por outro lado, os costarriquenhos foram goleados pela Espanha, sem conseguir finalizar nenhuma vez na meta durante a partida.
Para avançar à próxima fase da competição, o Japão precisa vencer e torcer para que os espanhóis ganhem ou empate contra os alemães. Nesse momento, a equipe está na segunda colocação do grupo com três pontos.
Do lado da Costa Rica, a seleção amarga a lanterna do grupo. Assim, para os costarriquenhos se manterem vivos na competição apenas a vitória interessa.
As duas seleções não têm nenhum desfalque para esta partida. Desse modo, devem manter a escalação do jogo anterior. Caso Keylor Navas, Celso Borges e Bryan Ruiz entrem em campo, serão os primeiros jogadores da história da Costa Rica a completar 10 jogos na competição.
É válido ressaltar que o Japão não vence duas partidas consecutivas em Copas do Mundo desde 2002. Além disso, os japoneses nunca ganharam os dois primeiros jogos da fase de grupos.
Já a Costa Rica não ganha uma partida no torneio desde a edição de 2014, realizada no Brasil, contra a Itália. Nesse período, foram quatro derrotas e três empates.
JAPÃO x COSTA RICA
Local: Estádio Al Rayyan, em Doha (Catar)
Data: 27 de novembro de 2022 (domingo)
Horário: 7h (de Brasília)
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistentes: Stuart Burt e Simon Bennett (ambos da Inglaterra)
VAR: Jerome Brisard (França)
JAPÃO
Shuichi Gonda; Yuto Nagatomo, Maya Yoshida, Ko Itakura e H. Sakai; Wataru Endo e A. Tanaka; Kubo, Daichi Kamada e J. Ito; D. Maeda
Técnico: Hajime Moriyasu
COSTA RICA
Keylor Navas; Carlos Martinez, Oscar Duarte, Francisco Calvo e Bryan Oviedo; Gerson Torres, Celso Borges, Yeltsin Tejada e Jewison Bennette; Anthony Contreras e Joel Campbell
Técnico: Luis Fernando Suarez