2

Polônia segura pressão da Arábia Saudita, vence e lidera grupo na Copa

Poloneses contaram com defesa de pênalti de Szczesny e gols de Zielinski e Lewandowski para ganhar de 2 a 0 neste sábado, no Estádio Cidade da Educação

26/11/2022 12:03 / atualizado em 26/11/2022 14:55
compartilhe
Jogadores comemoram o gol marcado por Zielinski
foto: AFP

Jogadores comemoram o gol marcado por Zielinski

A vitória histórica sobre a Argentina na primeira rodada deu confiança à Arábia Saudita, que, diante de um estádio lotado de apoiadores, decidiu agredir a Polônia neste sábado (26), no Estádio Cidade da Educação, em Doha. Porém, faltou a eficiência da partida anterior. No fim das contas, os poloneses venceram por 2 a 0 e assumiram a liderança do Grupo C da Copa do Mundo do Catar.
 

O primeiro tempo de domínio ofensivo saudita acabou com vitória europeia. Numa rara oportunidade, Zielinski completou assistência de Lewandowski para as redes. Pouco tempo depois, o goleiro Szczesny pegou pênalti de Aldawsari e manteve o 1 a 0 no placar.

Na etapa final, a superioridade da Arábia Saudita aumentou - e o número de gols perdidos também. Em contragolpes, os poloneses passaram a ser mais perigosos. E foi após uma roubada de bola que Lewandowski deu números finais à partida.
 

Polônia x Arábia Saudita: fotos do jogo pelo Grupo C da Copa do Mundo



Com o resultado, a Polônia assume a liderança da chave, com quatro pontos. A seguir, aparecem Arábia Saudita (três), México (um) e Argentina (zero). Mexicanos e argentinos completam a segunda rodada ainda neste sábado, em jogo no Lusail, às 16h. Se os hermanos perderem, estarão eliminados.

A rodada decisiva do grupo será na próxima quarta-feira (30), às 16h. Polônia e Argentina se enfrentam no Estádio 974, enquanto Arábia Saudita e México duelam no Lusail.

Polônia x Arábia Saudita: fotos da torcida no jogo da Copa do Mundo



O jogo


Empolgada pela surpreendente vitória sobre a Argentina na primeira rodada, a Arábia Saudita começou melhor que a Polônia. Tinha mais a bola e ocupava o campo do adversário, que raramente saía à frente.

Mas Szczesny viveu um primeiro tempo perfeito. Evitou o que seria um golaço de Kanno e, mais tarde, ainda pegaria um pênalti cobrado pelo capitão Aldawsari que poderia ter empatado a partida nos acréscimos.

Recuada, a Polônia foi mais efetiva no ataque. Lewandowski saiu cara a cara com o goleiro Alowais, que fez belíssima defesa. O rebote sobrou nos pés do centroavante, que rolou para Zielinski afundar as redes aos 39 minutos: 1 a 0.

O domínio territorial saudita aumentou na volta para a segunda etapa, mas os atacantes abusaram de perder gols. Em contragolpes, a Polônia quase ampliou a vantagem aos 17 minutos, em cabeceio de Milik no travessão, e aos 21, em chute de Lewandowski que parou na trave.

Na segunda oportunidade que teve, o centroavante do Barcelona não desperdiçou. Ele roubou a bola de Almalki, chegou de frente a Alowais e só tocou para o gol aos 38 minutos: 2 a 0.

No finalzinho, ele ainda foi parado pelo goleiro saudita, mas a vitória já estava definida.

POLÔNIA 2 X 0 ARÁBIA SAUDITA


Polônia

Szczesny; Cash, Glik, Kiwior e Bereszynski; Bielik e Krychowiak; Zielinski (Kaminski, aos 18' do 2ºT), Milik (Piatek, aos 26' do 2º) e Frankowski; Lewandowski
Técnico: Czeslaw Michniewicz

Arábia Saudita

Mohammed Alowais; Saud Abdulhamid, Abdulelah Alamri, Ali Albulayhi e Mohammed Alburayk (AlGhanam, aos 20' do 2ºT); Abdulelah Almalki (Alobud, aos 40' do 2ºT) e Mohamed Kanno; Feras Albrikan, Sami Alnaji (Al Abid, no intervalo, e Bahbri, aos 48' do 2°T) e Salem Aldawsari; Saleh Alshehri (Nasser, aos 40' do 2º)
Técnico: Herve Renard

Motivo: segunda rodada do Grupo C da Copa do Mundo
Data e horário: sábado, 26 de novembro de 2022, às 10h (de Brasília)
Local: Estádio Cidade da Educação, em Doha, no Catar

Gols: Zielinski, aos 39' do 1ºT, e Lewandowski, aos  (POL)
Cartões amarelos: Kiwior, aos 15', Cash, aos 16', e Milik, aos 19' do 1ºT (POL); Almalki, aos 20', e Alamri, aos 49' do 1ºT (ARS)

Público: 44.259 torcedores

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Brasil)
Assistentes: Bruno Boschilia (Brasil) e Bruno Pires (Brasil)
VAR: Drew Fischer (Canadá)

Compartilhe