Apontadas como favoritas, Argentina e Alemanha estrearam com derrota na Copa do Mundo. As 'zebras', no entanto, não significam mau sinal para as chances de levantar a taça. Na história do Mundial, Inglaterra, Itália e Espanha são as três seleções que já estrearam sem vencer e, mesmo assim, sagraram-se campeãs.
A Inglaterra, campeã de 1966, estreou com um empate no Mundial sediado em casa. Na ocasião, a equipe enfrentou o Uruguai, e a partida de abertura terminou com um empate sem gols. Nas quartas de final, os ingleses bateram a Argentina por 1 a 0. Na semi, mandaram embora Portugal, após vencer por 2 a 1. Na grande final, derrotaram a Alemanha por 4 a 2.
A vencedora da Copa do Mundo de 1982, que aconteceu na Espanha, foi a Itália. Na estreia, contra a Polônia, os italianos empataram em 0 a 0. Na primeira fase, a Itália empatou as três partidas e avançou à segunda fase pelo saldo de gols. Na segunda fase, derrotou a Argentina por 2 a 1, e bateu o Brasil por 3 a 2. Na semifinal, despachou a Polônia por 2 a 0. Na finalíssima, derrotou a Alemanha por 3 a 1 e conquistou o tricampeonato.
A Espanha, campeã em 2010, na África do Sul, foi a única vitoriosa que estreou com uma derrota. Na partida contra a Suiça, os espanhóis perderam por 1 a 0. Curiosamente, nas oitavas, contra Portugal, nas quartas, contra o Paraguai, na semi, contra a Alemanha, e na grande final, contra a Holanda, a seleção espanhola venceu pelo placar mínimo.
- 1966
Estreia: Inglaterra 0 x 0 Uruguai
Final: Inglaterra 4 x 2 Alemanha
- 1982
Estreia: Itália 0 x 0 Polônia
Final: Itália 3 x 1 Alemanha
- 2010
Estreia: Espanha 0 x 1 Suíça
Final: Espanha 1 x 0 Holanda
Zebras no Catar
Nesta terça-feira (22/11), a Argentina perdeu para a Arábia Saudita por 2 a 1. A última derrota da seleção na estreia havia sido em 1990.
Com a vitória sobre os argentinos, foi decretado feriado nacional na Arábia. A sugestão foi feita pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, e aprovada pelo rei do país, para celebrar o resultado dos jogadores da equipe comandada por Hervé Renard.
A outra 'zebra' foi o Japão, que derrotou a Alemanha por 2 a 1 nesta quarta (23/11). Desde 2014, a seleção alemã não consegue emplacar bons resultados. Em 2018, foram eliminados ainda na fase de grupos. Desde 2014, a equipe obteve apenas uma vitória e outras três derrotas. São seis gols sofridos e três marcados.