A derrota da Alemanha para o Japão, por 2 a 1, na manhã desta quarta-feira (23), deixou a equipe europeia em maus lençóis na Copa do Mundo do Catar e o time de Neuer, Müller e companhia pode ser eliminado do mundial na fase de grupos pela segunda edição consecutiva.
Com o tropeço contra o Japão e a goleada da Espanha, que venceu a Costa Rica por 7 a 0 na tarde desta quarta, a Alemanha pode cair na fase de grupos se perder para os espanhóis no domingo (27), e os japoneses ganharem da Costa Rica, no mesmo dia.
Se esse cenário se concretizar, Espanha e Japão chegariam aos seis pontos, enquanto Alemanha e Costa Rica ficariam com zero, faltando apenas uma rodada, ou seja, três pontos em disputa.
Em caso de empate entre Espanha e Alemanha, e vitória do Japão, os alemães precisariam torcer para o Japão vencer a os espanhóis na rodada final e a Alemanha teria que golear a Costa Rica, tirando um saldo de gols provavelmente alto, já que a partida entre a seleção espanhola e a costarriquenha terminou em 7 a 0 para os europeus.
Segunda eliminação consecutiva em fase de grupos
Caso os resultados não ajudem e a Alemanha caia na faase de grupos, essa será a segunda vez consecutiva que a tetracampeã mundial cai antes da fase de mata-matas.
Em 2018, na Copa seguinte ao seu quarto título mundial, a Alemanha ficou em último no grupo F, que contava também com Suécia, México e Coreia do Sul, conquistando apenas três pontos em nove possíveis, adiando o sonho do penta.
A Alemanha tentará se recuperar na Copa do Mundo no domingo (27), às 16h, quando enfrenta a Espanha. Já o Japão, por sua vez, pode encaminhar de vez a sua classificação caso vença a Costa Rica, também no domingo, às 7h.