No jogo de abertura da Copa do Mundo entre Catar e Equador no Estádio Al Bayt, nesse domingo (20/11) torcedores japoneses repetiram a atitude que costumam ter em eventos esportivos. Eles limparam as dependências da arquibancada recolhendo todo o lixo deixado por outros visitantes.
Assim como surpreenderam com a cena em 2018, na Rússia, eles voltaram a receber respeito de nativos. Embora o vídeo esteja quase todo no idioma árabe, é possível ouvir o homem que gravou o vídeo citando a palavra "respect", ou seja, respeito pela tradição dos japoneses.
A cena encantou pessoas do mundo todo há quatro anos, na Arena Mordovia em Saransk, palco da vitória por 2 a 1 do Japão sobre a Colômbia. No Mundial daquele ano, outros torcedores se inspiraram, como por exemplo senegaleses e os próprios brasileiros.
Agora, logo no começo da competição e mesmo sem ainda assistir à Seleção Japonesa, a prática comum entre os asiáticos levou a elogios de internautas. "Japoneses sempre dando aula do que deveria ser comum pra todos!", escreveu uma usuária das redes.
Fazendo referência a tradições do país-sede (que vem sendo criticado), outro comentário dizia: "Uns de uma cultura tão retrógrada e outros de uma tão evoluída". De fato, a prática conhecida como "souji" é ensinada nas escolas do Japão.
Tradição no Japão
Com significado em português de limpeza e varrição, a filosofia famosa no Japão segue o provérbio: "Não jogue terra no poço que te dá água". O ensinamento é passado desde cedo para as crianças, que se dividem para limpar as dependências dos colégios onde estudam.
A atitude já havia sido vista também na Copa do Mundo do Brasil, em 2014, mas em 2018 ganhou ainda mais repercussão. Os jogadores japoneses stambém urpreenderam ao deixar o vestiário impecável após serem eliminados no último Mundial.