O técnico Tite divulgou nesta semana, na CBF, a lista final de convocados da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2022, que começará no próximo dia 20, no Catar. A Betfair convocou os seus embaixadores Rivaldo e Ronaldo para opinar sobre a Seleção e o que esperam do Brasil nesta Copa do Mundo.
Os craques iniciaram o bate-papo com a empresa de apostas demonstrando muita confiança nos 26 convocados pelo técnico Tite. Rivaldo disse que está muito confiante na lista de inscritos de Tite.
"Acredito que foi uma boa convocação, o Brasil vai forte para o Mundial, está levando vários atacantes, mostra que o Brasil vai para cima, está fazendo de tudo para conquistar esse mundial. O treinador tem que escolher os melhores e seus jogadores de confiança."
"Eu gostei muito da convocação do Tite para a Copa do Mundo. Achei muito equilibrada, ele foi coerente com tudo que ele fez durante os últimos quatro anos, procurou trazer jogadores com multifunções e não ficar engessado com jogadores de uma função só, para conseguir trazer opções, principalmente no ataque com jogadores como Raphinha, Rodrygo, Vini Júnior, Richarlison, Gabriel Jesus, Antony, Martinelli e Neymar."
"A gente tem um poderio de ataque muito bom com um meio campo muito consistente e uma defesa bem sólida. Acho que a Seleção Brasileira vai bem forte para a Copa e eu estou muito otimista com ela", analisou o ex-camisa 9 do Brasil.
Convocação de Daniel Alves
A principal novidade que dominou os comentários dos torcedores e da imprensa na lista para a Copa foi a convocação do lateral-direito Daniel Alves, de 39 anos. O ex-jogador de Barcelona e São Paulo, que atualmente está atuando no Pumas do México, voltou a ser relacionado pela comissão técnica de Tite após não figurar nas últimas convocações por problemas físicos, o veterano vai para sua terceira Copa do Mundo e será importante para o Brasil segundo a avaliação dos ex-atletas.
"Acredito que vai ser uma Copa fundamental para o Daniel mostrar o seu valor, mostrar a sua liderança nesse grupo, tecnicamente a gente conhece muito bem o que ele é capaz e o que ele pode entregar para a seleção, principalmente essa liderança positiva que ele pode dar ao grupo com toda sua experiência que poderá passar ao resto dos jogadores. Acho que é um jogador que vai ajudar muito o grupo nesta Copa do Mundo", afirmou Ronaldo.
"A experiência vai ajudar muito, muitas vezes as pessoas vão duvidar um pouco pelo momento de não estar jogando sempre, ou por estar no Barcelona B treinando por alguns dias, mas é um jogador de confiança do Tite e dos jogadores também. Eu acredito que ele vai jogar algumas partidas, pode ser até titular, pois futebol ele tem de sobra. Sabemos que ele tem 39 anos, mas não vejo nenhum problema dele estar entre os convocados da Seleção", disse Rivaldo sobre a convocação de Daniel Alves para o Mundial.
Dobradinha no Penta
Muita gente ainda tem guardada na memória a alegria da comemoração do pentacampeonato da Seleção Brasileira em 2002. O Brasil venceu a poderosa Alemanha na final por 2 a 0, e 20 anos após, a atuação dos dois maiores craques daquele elenco ainda são comentadas pelos torcedores brasileiros.
A dobradinha entre Rivaldo e Ronaldo rendeu conquistas individuais na Copa do Mundo de 2002, Ronaldo terminou a competição com a Chuteira de Ouro na artilharia isolada do torneio com 8 gols, três a mais que Rivaldo, vice-artilheiro do torneio, com 5 e tido por muitos especialistas e por Felipão, técnico do Brasil na época, como o craque da competição.
Passados 20 anos da conquista, a reportagem questionou os ídolos quais atletas do Brasil poderão repetir a parceria de sucesso semelhante a deles no penta em 2002. Os ídolos deixaram sua opinião sobre quem serão os protagonistas da Seleção no Catar.
"A gente ainda não tem a certeza de quem vai sair jogando, as possibilidades são muitas. Acredito que o Tite vai apostar no Gabriel Jesus e Neymar e dois extremos entre os onze, o Raphinha e Vini Jr. Tendo muitas opções maravilhosas no banco de reservas também, é injusto só falarmos de dois jogadores tendo um elenco muito bem fisicamente e muito bem na temporada, então eu acredito que o equilíbrio da Seleção Brasileira toda será o fator mais importante para ela almejar o título", afirmou Ronaldo em entrevista.
O meia Rivaldo colocou três na lista, lembrando do trio que fez sucesso na copa de 2002. "Eu vou citar três protagonistas para o Brasil nessa copa, pois também divido na minha época, além do Ronaldo, o Ronaldinho Gaúcho, que foi exemplar durante a campanha. Nesta Seleção Brasileira de 2022 eu acredito que Richarlison, Neymar e Vinicius Junior poderão ser os destaques do Brasil no Catar", concluiu Rivaldo.
A Seleção Brasileira estreia no grupo G contra a Sérvia no dia 24, às 16h no Lusail Stadium. Os próximos jogos do Brasil na fase de grupos serão em 28 de novembro, às 13h, contra a Suíça, e em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões.