Série invicta
Mais uma vez, a Chapecoense mostra seu poder de recuperação. Após a perda do título da Recopa Sul-Americana e a derrota jurídica que ocasionou a eliminação na Copa Libertadores, o time mantém uma sequência invicta de cinco partidas. Quatro desses duelos foram disputados na Arena Condá, que, neste primeiro semestre, recebeu mais 16 partidas da Chape até aqui. Ao todo, foram 11 vitórias e apenas duas derrotas.
Os últimos cinco jogos da Chapecoense:
13/05: Corinthians 1 x 1 Chapecoense – 1ª rodada do Campeonato Brasileiro
17/05: Lanús-ARG 1 x 2 Chapecoense – 5ª rodada da fase de grupos da Libertadores
20/05: Chapecoense 1 x 0 Palmeiras – 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
23/05: Chapecoense 2 x 1 Zulia-VEN – Última rodada da fase de grupos da Libertadores
29/05: Chapecoense 2 x 0 Avaí – 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Liderança do Brasileirão e mudanças na titularidade
Seis meses depois do trágico acidente aéreo na Colômbia, a Chapecoense alcançou a liderança do Campeonato Brasileiro, ao vencer o Avaí. O triunfo por 2 a 0 sobre os rivais levou a equipe a sete pontos, superando Corinthians e Cruzeiro no saldo de gols (3 contra 2).
A liderança da Chape também é fruto de mudanças recentes promovidas por Vagner Mancini. Os ajustes começaram pelo gol: Artur Moraes deu lugar a Jandrei, que se destacou, sobretudo, no duelo contra o Corinthians. Na lateral direita, Apodi entrou no lugar de João Pedro. Na zaga, Douglas Grolli foi sacado e a oportunidade chegou para Victor Ramos, que se tornou uma das principais peças defensivas.
Além disso, a Chapecoense tem o meio-campista Seijas, que ganhou a titularidade no Brasileirão e agregou na parte de criação. O venezuelano não poderá defender o Verdão na Copa do Brasil, já que o prazo de inscrição para atletas encerrou no dia 24 de abril.
Assim, a Chape deverá ter em campo Jandrei; Apodi, Victor Ramos, Luiz Otávio e Reinaldo; Andrei Girotto, Luiz Antônio e Nenén; Rossi, Wellington Paulista e Arthur.
Ex-cruzeirense se destaca em invencibilidade
O goleiro Artur Moraes, os laterais Apodi e Diego Renan, além dos zagueiros Douglas Grolli e Fabrício Bruno, são alguns dos ex-jogadores do Cruzeiro que compõem o atual elenco da Chapecoense. Mas um deles, em especial, chamará a atenção da defesa celeste: o atacante Wellington Paulista.
Nos dois confrontos entre Cruzeiro e Chapecoense pela Primeira Liga e Copa do Brasil, Wellington Paulista não foi titular. Agora, o camisa 9 está confirmado para começar a partida desta quinta. Nas últimas cinco partidas, o experiente jogador, de 33 anos, marcou três gols, contra Corinthians, Lanús-ARG e Avaí, respectivamente. Em 2017, são dez gols.
*Estagiário sob supervisão do editor Bruno Furtado