“Precisamos de seis meses, até para respeitar o protocolo de apuraçãoVamos ter um grupo de trabalho formado por colombianos, brasileiros, bolivianos e também dois britânicos, que são do país onde a aeronave foi fabricada”, disse Alfredo Bocanegra, diretor-geral da Aerocivil da Colômbia.
Conforme Bocanegra, os representantes brasileiros serão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)Já os ingleses são membros do Grupo de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino UnidoA aeronave foi fabricada em 1999O trabalho cooperativo será liberado pelos colombianos.
As primeiras análises apontaram que, no momento da queda, o avião estava com o tanque de combustível vazioEssa condição causou a pane elétrica e a interrupção do funcionamento dos motoresOs dois problemas foram relatados pelo piloto Miguel Quiroga à torre de controle do Aeroporto Internacional de Medellín e evidenciados pela ausência de explosão no momento do impacto.
“É necessário um trabalho científico, com a presença de especialistas para determinar o que houveAinda é cedo para ter definições”, explicou BocanegraO diretor disse ainda ser prematuro explicar os motivos de a aeronave estar sem combustível no momento da queda, na noite de segunda-feira (madrugada de terça no horário de Brasília).
DENÚNCIA
Uma matéria do jornal La Razón, de La Paz, na Bolívia, publicada ontem, afirma que a Promotoria do país denuncia a funcionária boliviana da Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea (Aasana) por não reportar a tempo as observações do plano de voo da Lamia que decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e caiu perto de Medellín, na Colômbia.De acordo com a reportagem, a funcionária não fez nenhuma observação a seus superiores sobre o plano de voo do avião, que devia cobrir a distância entre Santa Cruz e MedellínPela denúncia, a acusada só reportou o relatório sobre o plano de voo no dia seguinte ao qual ocorreu o acidente, em 29 de novembro.
Nesse relatório, a funcionária observou que a autonomia de voo do avião era igual ao trajeto e só estava indicado um aeroporto alternativo de aterrissagem, e não dois, como exige a legislação
O ministro de Presidência, Juan Ramón Quintana, disse ontem em entrevista coletiva que o que lhe chama “poderosamente a atenção” é que o “filho do general Vargas (o diretor-geral da LaMia) seja responsável por outorgar as licenças” e se perguntou se houve tráfico de influênciaQuintana afirmou que investigar essa circunstância é “responsabilidade exclusiva do Ministério Público”.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, e o próprio Quintana viajaram em 15 de novembro no mesmo avião que caiu para cobrir um trajeto entre as cidades de Rurrenabaque e Trinidad, no departamento de Beni (Norte), segundo reconheceu o ministroApesar disso, Morales disse na sexta-feira que desconhecia que a LaMia fosse uma companhia aérea de matrícula boliviana.