Neles, os supostos pilotos afirmam que houve irresponsabilidade da empresa boliviana, uma vez que o avião não teria autonomia de combustível para fazer o percurso de Santa Cruz de La Sierra-BOL até Medellín-COLO trecho é de pouco mais de 3 mil quilômetros e a aeronave tem capacidade de voo de até 3 mil
Os supostos pilotos acreditam na versão de que houve pane seca, e não pane elétrica, como o piloto do Avro alegou para a torre, pedindo prioridade de pouso por emergência.
A apuração sobre a causa da queda do avião ainda está em andamento e só a perícia poderá revelar o que realmente houve.
Áudios que estão circulando na Web
Piloto 1
“O avião chegou perto de MedellínMas o avião de VivaColombia pediu emergência, por combustível que estava saindo do motorEles deram preferência, ligaram para quatro aeronaves e perguntaram, e o cara escondeu que não tinha mais combustívelE cinco minutos depois perguntou para a torre tranquilamente se ela saberia dizer em quantos minutos estaria pousandoA torre falou você é o turno três, tem o Latam Chile na frente e tem o Copa tambémBeleza, disse o pilotoTrês minutos mais tarde, ele fala que não tem combustível, os outros saem da frente, o cara começa a descer e fala que tem pane elétrica
Piloto 2
“É uma tragédia que comove todo mundo, é um avião bom, mas o problema neste caso provavelmente foi erro do pilotoCara sai de Santa Cruz para voar 3 mil kmA gente foi ver aqui o avião é de autonomia de 3 mil kmP****, ainda faltavam 10 km para dar a autonomia toda, o cara bateu e não explodiu; ou seja, pane secaCara devia ter parado, colocado mil litros a mais ou 5 mil litros, que não é nadaEle fez uma órbita de 360 graus e ingressou na reta final mais ou menos a uma distância de 30 kmBateu no morro a 2400 pés, devia estar a 200 e poucos km por horaNão sei nem como esses caras sobreviveram, provavelmente estavam sentados no fundoMas foi cagada do piloto”
Piloto 3
“Informação triste que chegou aqui na Varig