Superesportes

TRAGÉDIA

Supostos pilotos dizem que causa da tragédia que matou 71 pessoas foi falta de combustível

Apuração sobre a causa da queda do avião ainda está em andamento; gravações estão circulando pelo WhatsApp

Redação
Conversas trocadas entre supostos pilotos de avião por whatsApp sobre o acidente que vitimou 71 pessoas na Colômbia levantam suspeitas sobre as causas da tragédia
Os áudios vazaram

Neles, os supostos pilotos afirmam que houve irresponsabilidade da empresa boliviana, uma vez que o avião não teria autonomia de combustível para fazer o percurso de Santa Cruz de La Sierra-BOL até Medellín-COLO trecho é de pouco mais de 3 mil quilômetros e a aeronave tem capacidade de voo de até 3 mil

Os supostos pilotos acreditam na versão de que houve pane seca, e não pane elétrica, como o piloto do Avro alegou para a torre, pedindo prioridade de pouso por emergência.

A apuração sobre a causa da queda do avião ainda está em andamento e só a perícia poderá revelar o que realmente houve. 

Áudios que estão circulando na Web


Piloto 1
“O avião chegou perto de MedellínMas o avião de VivaColombia pediu emergência, por combustível que estava saindo do motorEles deram preferência, ligaram para quatro aeronaves e perguntaram, e o cara escondeu que não tinha mais combustívelE cinco minutos depois perguntou para a torre tranquilamente se ela saberia dizer em quantos minutos estaria pousandoA torre falou você é o turno três, tem o Latam Chile na frente e tem o Copa tambémBeleza, disse o pilotoTrês minutos mais tarde, ele fala que não tem combustível, os outros saem da frente, o cara começa a descer e fala que tem pane elétrica
Se o cara pousar, e falar que está em emergência de combustível, ele ganha multa tão grande que essa empresa fica sem nadaEntão, fala que tem pane elétrica achando que vai chegar no aeroporto, mas ele bate com um morro porque não tem combustível”


Piloto 2
“É uma tragédia que comove todo mundo, é um avião bom, mas o problema neste caso provavelmente foi erro do pilotoCara sai de Santa Cruz para voar 3 mil kmA gente foi ver aqui o avião é de autonomia de 3 mil kmP****, ainda faltavam 10 km para dar a autonomia toda, o cara bateu e não explodiu; ou seja, pane secaCara devia ter parado, colocado mil litros a mais ou 5 mil litros, que não é nadaEle fez uma órbita de 360 graus e ingressou na reta final mais ou menos a uma distância de 30 kmBateu no morro a 2400 pés, devia estar a 200 e poucos km por horaNão sei nem como esses caras sobreviveram, provavelmente estavam sentados no fundoMas foi cagada do piloto”

Piloto 3
“Informação triste que chegou aqui na Varig
Muita carga, muita bagagem, muita gente, e o cara pegou vento contra a viagem inteiraO cara calculou mal, sempre voa no mínimo, queria economizar mais ainda, combustível de menosMas, enfim, deu no que deu, piloto derrubou de novoMais uma vez mostra que a máquina dificilmente falha e o piloto falha muitoPane elétrica, não existe isso..faltavam 50 KmSão quatro motores com geradores, tem seis geradores independentes, não tem como ser pane elétricaPane poderia ser problemático se pegasse fogoMas não teve fogoCara pegou o vento contra a viagem inteira”