A Associação de Futebol Argentino (AFA) emitiu um comunicado na noite desta terça-feira dizendo que os clubes do país estão dispostos a ceder jogadores para reconstruir o plantel da Chapecoense
A Chapecoense viajava rumo à cidade colombiana de Medellín para disputar a final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético NacionalO acidente vitimou 71 das 77 pessoas que estavam a bordo do aviãoEntre as vítimas estão 22 jogadores e toda a comissão técnica.
“A AFA, assim como as instituições que a integram, estendem a mão à Chapecoense e à toda a comunidade de Chapecó, que passam por uma tragédia irreparável e merecem a solidariedade das federações irmãsÉ por isso que os clubes põem à disposição a cessão de futebolistas para ajudar na reconstrução de um plantel que será honrado por todos”, diz a nota da AFA.
O avião Avro RJ-85, de fabricação britânica, e que era pertencente à Lamia, uma empresa de capital venezuelano e com sede na Bolívia, havia transportado a seleção argentina há 18 dias, após a derrota por 3 a 0 para o Brasil, nas Eliminatórias à Copa do Mundo de 2018Outros clubes argentinos também utilizavam a aeronave com frequência.
Na Copa Sul-Americana, a Chapecoense surpreendeu dois times argentinos para alcançar a final da competiçãoO time superou o Independiente, nos pênaltis, nas oitavas de final, e eliminou o San Lorenzo na semifinal do torneio.
O maior ídolo do futebol argentino, Diego Armando Maradona, usou um perfil no Facebook para se solidarizar com as famílias das vítimas“Lamentavelmente, esses rapazes que vinham abrindo caminho à força no futebol pegaram o avião erradoA partir de hoje, sou torcedor da Chapecoense”, afirmou.
Solidariedade – A cessão de jogadores também foi respaldada pelo Libertad, do ParaguaiO clube emitiu uma nota pelo Twitter afirmando que todos os seus jogadores titulares estão à disposição da Chapecoense para a disputa de eventuais compromissos esportivos.
No Brasil, há um movimento capitaneado pelos quatro grandes clubes paulistas – Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos – que pede a aprovação de medidas de solidariedade.
Entre as demandas encaminhadas à CBF estão o empréstimo gratuito de atletas à Chapecoense e a defesa de uma imunidade contra o rebaixamento pelos próximos três anosA peça foi preparada pelo departamento jurídico do Palmeiras.