Atualização às 19h - O diretor geral da Unidade Nacional para Gestão de Risco de Desastre anunciou o fim das buscas e confirmou os números oficiais: eram 77 passageiros, com 71 vítimas fatais e seis sobreviventes. Ficaram no Brasil quatro pessoas que não embarcaram e estavam na lista inicial.
“Avião onde viajavam jogadores da equipe brasileira Chapeconse se acidenta na Colômbia”, destaca o argentino La Nacion. “Autoridades do país confirmaram o ocorrido e informaram que os trabalhos de resgate estão em andamento; a aeronave havia reportado falhas elétricas”, diz.
O argentino Clarín diz que a queda ocorreu em Cerro Gordo de la Unión, na região de Antioquia. “O voo estava previsto para terrizar em Medelín às 3h33, mas a torre de controle perdeu contado co a aeronave a 50 quilômetros do aeroporto”. A página também destaca que o primeiro sobrevivente resgatado foi o lateral Alan Ruschel, de 27 anos, e que o clube Atlético Nacional, com quem a Chapecoense jogaria amanhã, lamentou o ocorrido. A partida foi cancelada.
“Time brasileiro em acidente aéreo na Colômbia”, destaca a BBC. “Avião transportando 81 pessoas, incluindo um time de futebol brasileiro, caiu ao se aproximar da cidade de Medellín, na Colômbia, dizem autoridades”.
O norte-americano Washinton Post também destaca o acidente, dizendo que a Chapecoense é “uma espécie de time Cinderela” e estava a caminho de campeonato quando o acidente ocorreu.
O francês Le Monde: “As autoridades colombianas anunciaram que um avião da companhia venezuelana Lima, transportava 68 passageiros e nove tripulantes caiu nesta segunda-feira, 28 de novembro, na Colômbia, perto de Medellín”. Veja mais destaques na galeria de fotos.
NA INTERNET O acidente com o avião da Chapeconse é Trending Topics no Twitter. A hashtag #ForçaChape está no topo dos assuntos mais comentados da rede social nesta quarta. #Chapecoense, e os nomes do meia Cléber Santana e do comentarisa Mário Sérgio também aparecem nos Tts.