2

Ceará anuncia paraguaio Gustavo Morínigo, ex-Coritiba, como novo treinador

Comandante de 45 anos, que trabalhou recentemente no Coxa, é aposta do Vozão para temporada de 2023, quando tentará voltar à elite

22/11/2022 21:06
compartilhe
Gustavo Morínigo é o novo treinador do Ceará, que buscará voltar à Série A
foto: Reprodução

Gustavo Morínigo é o novo treinador do Ceará, que buscará voltar à Série A


Na noite desta terça-feira, o Ceará anunciou por intermédio das redes sociais e do site oficial seu novo técnico para a temporada 2023. O Vozão terá o paraguaio Gustavo Morínigo, que teve passagem recente pelo Coritiba, como treinador no próximo ano.

Além do comandante de 45 anos, chegam ao time cearense o auxiliar técnico Diosnel Burgos, também paraguaio, e o preparador físico Martin Paolorosso, argentino. Segundo o Ceará, todos os profissionais chegam à capital cearense nos próximos dias e já integramo processo de planejamento da temporada 2023.

Diretor de Futebol do Ceará, Albeci Júnior caracterizou como se deu o processo de contratação de Gustavo Morínigo, salientando que a busca tinha critérios muito bem definidos e como o Ceará chegou à decisão do nome.

"Depois de acertarmos a permanência do PC Gusmão na coordenação técnica e da contratação do Juliano Camargo para o cargo de Executivo de Futebol, traçamos o perfil da comissão técnica, de acordo com o que acreditamos ser o DNA do Ceará e das competições que disputaremos em 2023. Diante disso, pensamos em alguns nomes com esse perfil e fizemos várias reuniões até chegarmos ao nome do Gustavo Morínigo. É um profissional que vem com uma bagagem de acesso à Série A e também de conquistas estaduais. Acreditamos que, junto aos profissionais que já estão no clube, ele e sua comissão poderão fazer um excelente trabalho na temporada que se aproxima", explicou.

CARREIRA


Com passagens por equipes como Nacional-PAR, Cerro Porteño-PAR, Libertad-PAR e seleções de base paraguaias, Morínigo, que fez dez anos como treinador neste ano de 2022, treinou o Coritiba por quase dois anos. No Coxa Branca, o treinador paraguaio disputou exatos 100 jogos e venceu 44 deles.

Além disso, o comandante conquistou dois títulos paranaenses e o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro em 2021, mas após ter desempenho instável no nacional desta temporada, foi demitido em agosto deste ano, quando a equipe ainda estava na zona do rebaixamento. O Coritiba terminou o Brasileiro na 15ª colocação, com 42 pontos.

Rebaixado, o Ceará, por fim, disputa em 2023 o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste, além da Série B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.


Compartilhe