Sóbis assinou contrato válido até o fim de 2020 com o Ceará, que assim chega aos seis reforços para a próxima temporada, pois antes havia anunciado as chegadas do zagueiro Tiago Pagnussat, do lateral-direito Eduardo, do atacante Rodrigão, do volante Charles e do lateral-esquerdo Bruno Pacheco.
Hoje com 34 anos, Sóbis tem sua trajetória intimamente ligada ao Internacional. Foi lá onde iniciou a sua carreira e viveu o auge, sendo decisivo para a conquista do título da Copa Libertadores em 2006, ano em que foi negociado com o espanhol Betis. Depois, ainda teria mais duas passagens pelo Beira-Rio, em 2010, quando também faturou a Libertadores, e em 2019, temporada em que marcou seis gols em 46 jogos.
Na sua carreira, também acumula passagens por Al Jazira (Emirados Árabes Unidos), Fluminense, Tigres (México) e Cruzeiro. Além disso, venceu o Campeonato Brasileiro de 2012 e a Copa do Brasil em 2017 e 2018.
Sóbis vestiu a camisa da seleção brasileira principal em oito jogos, com um gol marcado. Ele também disputou o Mundial Sub-20 em 2005 e a Olimpíada de Pequim, em 2008, quando conquistou a medalha de bronze. Agora, então, assinou com o Ceará, que será o sétimo da sua carreira profissional.