Em meio a uma maratona de jogos, o Botafogo se viu obrigado a começar a rodar o elenco. E tem dado certo. Contra o Atlético-MG, no último domingo, Gabriel Pires e Marlon Freitas foram alguns dos principais destaques do time na vitória por 2 a 0, no Nilton Santos. Assim, Luís Castro vai ganhando opções para a dura sequência na temporada.
Com três competições para disputar, o Botafogo já admitiu que vai "administrar o elenco" quando for necessário. Na última semana, contra a LDU, Luís Castro poupou os atacantes Victor Sá e Júnior Santos, que começaram no banco. Já contra o Galo, o português escalou um time misto. O meio, por exemplo, era totalmente reserva, com Marlon Freitas, Gabriel Pires e Lucas Fernandes.
E, apesar de alguns questionamentos de parte da torcida, tendo em vista a dificuldade que o Atlético-MG poderia impôr, o time misto do Botafogo deu uma boa resposta em campo. A equipe de Castro teve grande atuação e dominou o Galo no Nilton Santos. E alguns nomes que tinham pouco espaço no elenco foram bem e devem ter agradado o técnico Luís Castro.
Gabriel Pires, Marlon Freitas e outros aproveitam chance
O meio Gabriel Pires é um desses casos mais marcantes. Ele não atuava desde o meio de abril e voltou a ficar à disposição na última semana, contra a LDU, mas não foi acionado. Antes, ele ficou fora de três partidas depois de perder um treino por "motivo pessoal". Desde então, havia deixado de ser relacionado por opção de Luís Castro. Contra o Galo, foi titular e aproveitou a oportunidade. O meia foi bem na distribuição do jogo, com bons passes, e foi importante ao evitar um gol do Atlético-MG após falha de Lucas Perri.
Já Marlon Freitas foi titular pela primeira vez neste Campeonato Brasileiro. O volante deu segurança na marcação, ajudou a segurar o poderoso ataque do Atlético-MG e mostrou que também pode receber mais minutos em campo. E o atacante Matheus Nascimento voltou a deixar o dele, assim como havia acontecido no último jogo em que foi titular, contra o Ypiranga-RS, pela Copa do Brasil. O garoto, no entanto, agora irá defender a seleção brasileira na Copa do Mundo sub-20.
Líder do Campeonato Brasileiro, com 100% de aproveitamento, o Botafogo ainda tem jogos decisivos pela Copa Sul-Americana e pela Copa do Brasil pela frente neste mês de maio. Assim, os jogadores não considerados titulares ganham cada vez mais importância para o clube. E Luís Castro já provou que tem conseguido administrar o grupo, reforçando a confiança no elenco.