Ex-jogador do Cruzeiro, o zagueiro Dedé deverá retornar aos gramados em 2022. Caso seja aprovado nos exames médicos, realizados nesta terça-feira (14), o defensor de 33 anos assinará um contrato de produtividade com o Botafogo.
Dedé fez seu último jogo pelo Cruzeiro em 19 de outubro de 2019, na vitória de virada sobre o Corinthians, por 2 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela 27ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, ele sofreu uma lesão no joelho direito e iniciou um longo processo de recuperação. Em 2021, treinou durante alguns meses com o elenco do Volta Redonda, clube que o revelou, e participou de competições de futevôlei para manter a forna física.
Se acertar com o Botafogo, Dedé deve assinar um contrato de produtividade até o fim do Campeonato Carioca. Se tiver bom rendimento, o vínculo poderá ser prorrogado para disputar o restante da próxima temporada.
Em 10 de dezembro, em contato com o Superesportes, o empresário Giuliano Aranda, que cuida da carreira de Dedé, revelou que o zagueiro estava próximo de voltar ao futebol profissional.
"Estamos bem esperançosos de que (o Dedé) esteja próximo de voltar na virada do ano, voltar ao treinamento de um atleta. Ele vem treinando há algumas semanas em bom nível. Mas não deixa de ser uma transição, requer cuidado", comentou.
Dedé está livre no mercado desde 1º de julho, quando foi homologada na Justiça do Trabalho a rescisão de seu contrato com o Cruzeiro. Segundo o Globoesporte, o clube pagará R$16,6 milhões ao atleta em 60 meses (cinco anos) contados a partir de janeiro de 2022.
Dedé no Cruzeiro
Dedé chegou ao Cruzeiro em 2013, vindo do Vasco, em uma negociação que custou R$14 milhões ao clube. Ao todo, o zagueiro participou de 188 jogos e marcou 15 gols com a camisa celeste, conquistando três estaduais (2014, 2018 e 2019), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014).