O Botafogo conquistou neste domingo, com uma rodada de antecedência, o título da Série B do Campeonato Brasileiro. Em Pelotas, o time carioca derrotou o Brasil-RS por 1 a 0, com gol de Diego Gonçalves.
A vitória levou o Fogão aos 69 pontos, cinco a mais que o Coritiba, que foi derrotado em casa pelo CSA, por 1 a 0.
Este foi o terceiro título da Série B do técnico Enderson Moreira. Ele ergueu a taça da Segundona também em 2012, à frente do Goiás, e em 2017, no comando do América. Moreira dirigiu o Cruzeiro em 2020, mas foi demitido no decorrer da Série B.
O Botafogo alcançou seu segundo título da Série B. Em 2015, o clube da Estrela Solitária também conseguiu o acesso à elite erguendo a taça.
Em grave crise financeira, o Botafogo tem agora o desafio de se reorganizar para a disputa da Série A em 2022.
No jogo de entrega da taça, o Botafogo receberá o Guarani no Engenhão no domingo, dia 29, enquanto o Brasil de Pelotas vai encarar o CSA, no Rei Pelé.
Diante de um adversário já rebaixado, o Botafogo tomou conta da posse de bola, mas encontrava dificuldades para criar lances de perigo. Ate que, aos 20 minutos, abriu o placar em Pelotas. Rafael Navarro recebeu dentro da área e ajeitou para Diego Gonçalves bater sem chances para o goleiro.
O gol acordou o Brasil, que saiu de trás em busca do empate. Erison recebeu de Diego e bateu para defesa de Diego Loureiro. Rildo e Bruno Matias também criaram boas oportunidades, mas não conseguiram acertar o alvo.
O Botafogo voltou do intervalo disposto a liquidar a fatura e chegou a criar boas oportunidades, como em uma finalização de Joel Carli, mas passou a ter um jogador a menos depois que Barreto foi expulso por entrada dura em Gabriel Poveda. O árbitro havia mostrado o amarelo e voltou atrás depois de consultar o VAR.
Tranquilo na partida, o Botafogo diminuiu o ritmo e passou a administrar a posse da bola. Mesmo assim, quase fez o segundo. Rafael Navarro acertou a trave de Matheus Nogueira em rebote de escanteio. Antes do fim do jogo, o time alvinegro teve um gol anulado porque Ronald estava em posição de impedimento.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 X 1 BOTAFOGO
BRASIL
- Matheus Nogueira; Netto (Oliveira), Leandro Camilo, Ícaro e Paulinho; Diego Gomes (Renatinho), Bruno Matias e Patrick; Caio Rangel (Gabriel Poveda), Erison e Rildo. Técnico: Jerson Testoni.
BOTAFOGO
- Diego Loureiro; Daniel Borges, Joel Carli, Kanu e Carlinhos; Luís Oyama, Barreto e Marco Antônio (Romildo); Warley (Ronald), Diego Gonçalves e Rafael Navarro (Rafael Moura). Técnico: Enderson Moreira.
GOL
- Diego Gonçalves, aos 20 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO
- Alisson Sidnei Furtado (GO).
CARTÕES AMARELOS
- Caio Rangel e Ícaro (Brasil); Luís Oyama e Diego Gonçalves (Botafogo).
RENDA E PÚBLICO
- Não divulgados.
LOCAL
- Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS).