Um dia após o rebaixamento para a Série B, o Botafogo anunciou mudanças no futebol. O técnico Eduardo Barroca foi demitido neste sábado. Além dele, deixam o clube o auxiliar Felipe Lucena e o preparador físico Anderson Gomes. Túlio Lustosa, que exercia o cargo de gerente de futebol, também foi desligado.
Coube ao diretor Eduardo Freeland, em vídeo postado pelo clube, comunicar as mudanças no futebol do Botafogo. O dirigente não indicou quem comanda o time na reta final do Brasileiro. O Fogão tem quatro jogos a cumprir.
"Importante estar atento para não repetir erros do passado, com troca de comando com frequência. Isso é um cuidado que a gente vai ter, por mais que a decisão de agora a gente entenda que é fundamental de tomar. A gente comunica a saída do treinador Eduardo Barroca do comando da equipe técnica, a saída do auxiliar Felipe Lucena, do preparador físico Anderson e também a saída do gerente Túlio Lustosa. A gente agradece a dedicação", declarou Freeland.
"Estive com eles nestes dez dias e era nítida a entrega, mas obviamente temos de considerar todos os fatores que nos levam a esta decisão. Cabe ressaltar o envolvimento, o profissionalismo do técnico Eduardo Barroca. Extremamente comprometido com o trabalho, que valorizou muito os nossos ativos e que é um legado que ele já deixa para o próximo treinador", acrescentou.
Barroca voltou ao Botafogo com a missão de evitar o rebaixamento. De cara, teve de ficar afastado em função da covid-19. O auxiliar Felipe Lucena comandou o time por dois jogos. Ao todo, a comissão técnica de Barroca disputou 12 partidas - foram dez derrotas, um empate e apenas uma vitória. O aproveitamento foi de 11,1% dos pontos disputados.
Ex-atleta do clube, Túlio Lustosa assumiu o cargo de gerente de futebol em outubro do ano passado. Também deixa o clube no processo de reformulação, encabeçado pelo diretor Eduardo Freeland.