Em meio à polêmica sobre o retorno aos treinos, o Botafogo reagiu a reportagens sobre pressão de atletas. Os jornais Extra e O Globo publicaram matérias afirmando haver jogadores no elenco que desejam a volta das atividades em meio à pandemia do novo coronavírus.
As dificuldades financeiras desses membros do elenco estaria por trás das cobranças. O Botafogo, que deve pelo menos dois meses de salários, se manifestou por postagem em sua conta oficial no Twitter.
"Ao contrário do que foi relatado na reportagem, o Botafogo nega haver cobranças internas por parte dos atletas para o retorno das atividades presenciais. Pelo contrário, as manifestações dos jogadores estão em consonância com a postura institucional do Clube. O Botafogo ressalta ainda manter diálogo com o grupo sobre as pendências financeiras existentes."
O Alvinegro tem se colocado de forma contrária ao posicionamento da Federação do Rio e da maioria dos clubes, que querem o retorno aos treinos e a possível volta do Carioca ainda em junho. Flamengo, Vasco e vários dos pequenos já iniciaram processo de testagem de seus profissionais para COVID-19.
A Prefeitura do Rio liberou os clubes para realizar treinos em seus CTs, desde que respeitando o protocolo de segurança. Coletivos e aglomerações de jogadores, entretanto, não são permitidos.
Membro do Comitê Executivo do Futebol do Botafogo, Carlos Augusto Montenegro afirmou que a equipe de futebol só deve voltar aos treinos no fim de junho.