Na próxima rodada, o Botafogo terá pela frente o Santos, novamente no Nilton Santos, no sábado. Já no domingo, o Flamengo vai encarar o Sport, na Ilha do Urubu. Antes disso, as duas equipes entram em campo por competições internacionais. Os alvinegros recebem o Grêmio pela Libertadores, enquanto que o Flamengo encara a Chapecoense pela Sul-Americana.
O jogo
O clássico iniciou com as duas equipes mais preocupadas em não dar espaço ao adversário. O Flamengo, assim como nos outros duelos, tinha mais posse de bola. No entanto, os alvinegros pressionavam na marcação e buscavam os contra-ataques.
Leia Mais
Santos derrota o Corinthians na Vila Belmiro e diminui sua distância para o líderEm noite de Fábio e Raniel, Cruzeiro faz 2 a 1 na Chapecoense e encerra 23ª rodada no G6Com um a mais em campo, Vitória busca empate no fim com Fluminense no BarradãoRueda despista sobre a preferência do Flamengo por Brasileiro ou Sul-AmericanaApós derrota, Rueda diz que Flamengo 'pagou' por jogar clássico com time mistoJair Ventura festeja e diz que vitória em clássico aumenta confiança do BotafogoO Flamengo teve sua primeira chance somente aos 20 minutos. O atacante Paolo Guerrero cobrou falta da entrada da área no ângulo, mas Gatito Fernández voou para para espalmar e salvar os donos da casa.
Depois de um período de muito equilíbrio, o Botafogo teve a melhor chance do jogo aos 34 minutos. Em contra-ataque rápido, Valencia cruzou pela esquerda para Roger, que cabeceou para grande defesa de Diego Alves. A resposta rubro-negra veio no minuto seguinte, em chute de Guerrero para fora.
Nos minutos finais, o Botafogo conseguiu aproveitar mais os espaços dados pelos rubro-negros para criar a última chance de gol da etapa inicial. Aos 42 minutos, Rodrigo Pimpão passou por dois marcadores na entrada da área e tentou chutar cruzado no ângulo, mas colocou para fora. Assim, o clássico foi para o intervalo com o placar inalterado.
O segundo tempo começou da mesma forma do primeiro. Só que desta vez, o Flamengo criou boa chance logo aos quatro minutos. Éverton Ribeiro arriscou de fora da área e obrigou Gatito Fernández a fazer boa defesa.
Só que o Botafogo não se intimidou e abriu o placar aos dez minutos. Após cobrança de escanteio, Igor Rabello cabeceou na trave. No rebote, Roger apareceu livre para cabecear para a rede.
O revés foi sentido pelos rubro-negros, que quase sofreram o segundo aos 12 minutos. A defesa flamenguista errou na saída de bola e deixou para Roger na área. O atacante tentou a finalização colocada, mas mandou pela linha de fundo.
Aos poucos, o Flamengo conseguiu equilibrar o clássico e passou a buscar o ataque com mais intensidade. No entanto, o Botafogo não recuou e aproveitou um avanço rápido aos 23 minutos para ampliar o marcador. Bruno Silva cruzou rasteiro para a área e viu Roger se antecipar a Rhodolfo para tocar sem chance para Diego Alves.
Com a vantagem no placar, o Botafogo recuou e passou a administrar o resultado. O Flamengo começou a entrar em desespero e a abusar dos cruzamentos, sem qualquer perigo. O panorama do clássico seguiu o mesmo até o apito final.
BOTAFOGO 2 x 0 FLAMENGO
Botafogo
Gatito Fernández, Arnaldo, Marcelo, Igor Rabello e Victor Luís; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leandrinho (Dudu Cearense) e Valencia (Fernandes); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger
Técnico: Jair Ventura
Flamengo
Diego Alves, Rodinei, Rhodolfo, Rafael Vaz e Miguel Trauco; Rômulo (Willian Arão), Cuéllar e Everton Ribeiro; Matheus Sávio (Éverton), Geuvânio (Berrío) e Paolo Guerrero
Técnico: Reinaldo Rueda
Gols: Roger, aos 10 e 23 minutos do segundo tempo (Botafogo)
Renda: R$ 288.010,00
Público: 5.155 pagantes
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 10 de setembro de 2017, domingo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer (ambos do MG)