Em jogo que valia o acesso antecipado do Bahia à Série A, o Tricolor de Aço recebeu o Guarani pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro na noite desta sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Com gols de pênalti, o argentino Lucas Mugni até abriu o placar para os donos da casa, mas Yuri Tanque deixou tudo igual e a partida acabou empatada por 1 a 1.
Assim, a equipe baiana perde a chance de garantir a volta à elite do futebol nacional com uma rodada de antecedência. Com o empate, chega aos 59 pontos, na terceira colocação, e ainda pode ser ultrapassado por Ituano (57) ou Sport (56), que figuram fora do G4 no momento. Dessa forma, com o Vasco também na disputa, quatro times brigam por duas vagas ao Brasileiro na última rodada da competição.
Por outro lado, o Bugre, que já garantiu a permanência na Série B, apenas cumpre tabela e faz bom final de campeonato. Agora, a equipe de Campinas continua na 11ª posição, com 48 pontos ganhos.
Duelo entre Bahia e Guarani
Em busca de sacramentar o acesso diante da sua torcida, o Bahia foi ao ataque e quase abriu o placar logo aos dois minutos de jogo. Lucas Mugni cobrou falta da esquerda, a bola passou pela área e Ignácio completou na segunda trave, por cima do gol.
O Tricolor Baiano continuou pressionando e, três minutos depois, até balançou as redes com Matheus Davó após cruzamento de Luiz Henrique. No entanto, o atacante estava à frente do penúltimo defensor e o gol foi anulado por impedimento.
Depois, aos sete, Derlan fez falta em Davó dentro da área. O árbitro Wilton Pereira Sampaio checou a jogada no VAR e assinalou pênalti para o Bahia. Na cobrança, Lucas Mugni deslocou Kozlinski e abriu o placar na Fonte Nova.
Mesmo após o gol, os donos da casa continuaram em cima e levaram perigo outra vez. Aos 11, Caio Vidal recebeu na área, bateu na saída de Kozslinski, mas o goleiro do Bugre evitou o segundo dos baianos.
O Guarani, por sua vez, foi chegar a primeira vez aos 30 minutos. Rodrigo Andrade fez bela jogada pela esquerda e rolou para Isaque, que bateu para o gol. A bola só não entrou por conta do desvio de cabeça de Luiz de Otávio, que afastou.
Na volta do intervalo, o Guarani até buscou o empate. Primeiro, aos sete, Yago arriscou de longe e Mateus Claus saltou no cantinho para defender. Depois, aos 12, Giovanni Augusto cobrou falta da direita, João Victor cabeceou e o goleiro fez ótima defesa para impedir o gol da igualdade.
Quando o jogo parecia se encaminhar para uma vitória tranquila para o Bahia, o zagueiro Miqueias tocou com o braço em chute de Mateus Ludke. Assim, o árbitro marcou pênalti. Yuri Tanque foi para a cobrança e empatou a partida aos 40 minutos da etapa final.