Caiu o atual bicampeão da Copa Libertadores. Na noite desta terça-feira, o Palmeiras empatou por 2 a 2 com o Athletico, no Allianz Parque, e acabou eliminado da competição na fase semifinal. No jogo de ida, o Furacão ganhou por 1 a 0 e levou a vantagem para São Paulo.
O Verdão chegou a abrir 2 a 0, com Scarpa e Gustavo Gómez, mas o Furacão chegou ao empate com Pablo e Terans. Com Murilo expulso no fim da primeira etapa, a equipe de Abel Ferreira jogou todo o segundo tempo em desvantagem numérica.
Agora, o Athletico espera o vencedor do confronto entre Flamengo e Vélez Sarsfield para conhecer o seu adversário na grande decisão, que está marcada para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.
Eliminado, o Palmeiras agora volta o foco ao Campeonato Brasileiro, pelo qual enfrenta o Juventude, neste sábado, às 21h (de Brasília), no Allianz Parque. Já o Athletico entra em campo no domingo, às 11h (de Brasília), quando visita o Avaí, na Ressacada.
O JOGO
O Palmeiras começou o jogo em ritmo forte, e precisou de apenas dois minutos para acabar com a vantagem do adversário. Zé Rafael puxou ataque em velocidade e cruzou rasteiro. A zaga do Athletico falhou, e Gustavo Scarpa aproveitou a sobra para colocar o Verdão em vantagem no Allianz Parque.
Determinado a reverter o placar da ida para conseguir a classificação, o Palmeiras chegou com perigo pouco depois, aos oito minutos, mas Bento fez boa defesa e impediu que o cruzamento de Scarpa chegasse em Rony.
Aos poucos, o Athletico conseguiu se defender melhor e impedir as chegadas de maior perigo dos mandantes. O duelo ficou truncado no meio de campo, com poucas oportunidades claras. Ainda assim, o Palmeiras chegou com perigo novamente aos 35, quando Marcos Rocha ganhou da marcação dentro da área e tocou para Rony, que foi travado na finalização e viu Bento fazer defesa tranquila.
O Palmeiras dominava a primeira etapa e chegou a produzir para descer ao intervalo com vantagem maior. Contudo, aos 45 minutos, a equipe perdeu Murilo, que foi expulso por dar uma solada em dividida com Canobbio.
Para a segunda etapa, Abel Ferreira voltou com Luan na vaga de Bruno Tabata, para preencher o buraco na defesa. Em vantagem numérica, o Athletco passou a ter mais a bola nos primeiros minutos, mas não conseguiu transformar o volume em boas oportunidades. Por outro lado, o Palmeiras chegou ao segundo gol na primeira oportunidade de ataque. Aos nove minutos, Marco Rocha cobrou lateral na área, e Gustavo Gómez desviou de cabeça para encobrir o goleiro Bento.
Com a necessidade de melhor a produção ofensiva, o auxiliar Paulo Turra colocou Pablo na vaga do volante Erick, e a substituição funcionou. Aos 18, o atacante aproveitou recebeu de Vitor Roque na pequena área e finalizou para diminuir para o Furacão e igualar o placar agregado.
Com isso, o duelo ficou aberto e as boas oportunidades voltaram a aparecer. Aos 24 minutos, Vitinho bateu colocado da entrada da área e por pouco não atonou um golaço. A resposta do Verdão veio em contra-ataque aos 27, mas Bento fez grande defesa na finalização de Gabriel Menino.
Já na reta final, o Athletico seguia com mais posse, mas tinha dificuldade para furar a defesa palmeirense. Assim, foi apenas com um chute de fora da área que os paranaenses chegaram ao gol da classificação. Aos 39, David Terans arriscou de longe, a bola desviou em Piquerez e impediu qualquer chance de defesa de Weverton.
Os minutos finais foram de tensão no Allianz Parque, com o Palmeiras todo instalado no campo de ataque em busca de um gol para ao menos levar o confronto para os pênaltis. Contudo, o Athletico conseguiu se fechar e garantir a classificação para a final da Libertadores depois de 17 anos.
PALMEIRAS 2 X 2 ATHLETICO
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Merentiel); Gabriel Menino (Atuesta), Zé Rafael e Bruno Tabata (Luan); Gustavo Scarpa, Dudu e Rony (Wesley)
Técnico: Abel Ferreira
ATHLETICO
Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho); Erick (Pablo), Fernandinho e Alex Santana (David Terans); Vitinho, Canobbio (Rômulo) e Vitor Roque (Matheus Fernandes)
Técnico: Paulo Turra (Auxiliar)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Data: 06 de setembro de 2022, terça-feira
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Carlos Barreiro (URU) e Andres Nievas (URU)
VAR: Nicolas Gallo (COL)
Cartões amarelos: Weverton, Gabriel Menino (Palmeiras); Thiago Heleno, Alex Santana, Pedrinho e Canobbio (Ahletico-PR)
Cartões vermelhos: Murilo (Palmeiras)
GOLS: Gustavo Scarpa, aos 2 do 1Tº. Gustavo Gómez, aos 9, Pablo, aos 18, e Terans, aos 39min do 2ºT
Público: 40.590
Renda: R$ 4.492.302,63