A fase de grupos da Copa Libertadores terminou nesta quinta-feira (29) com a definição dos últimos classificados para as oitavas. O Atlético-MG está entre os que avançaram, mas não terá muitas oportunidades de decidir confrontos em casa.
O regulamento da Libertadores garante que, nas oitavas, os times que terminaram em primeiro lugar e formam o pote A, decidem em casa. O que não é o caso do Atlético, que terminou em segundo no Grupo G e está no pote B.
Nas quartas e nas semis, decide em casa o time de melhor campanha. O Atlético teve apenas a 13ª campanha geral, das 16 possíveis. Por conta disso, o Galo só decidirá em casa se encarar um dos três times que ficou abaixo dele: River Plate (ARG, 14°), Atlético Nacional (COL, 15°) e Deportivo Pereira (COL, 16°).
Em caso do Atlético enfrentar os outros possíveis adversários, o clube terá que decidir fora de casa sua vida na Libertadores. A final, que é em jogo único, já está definida para acontecer no Maracanã, independente de quem chegar na decisão.
%uD83E%uDD29%uD83C%uDFC6 Tudo definido! Os 1%u20E36%u20E3 classificados e os potes para o sorteio das Oitavas de Final da CONMEBOL #Libertadores, na próxima quarta-feira.
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) June 30, 2023
%u2B50%uFE0F Quem tem melhor campanha decide o mata-mata em casa. Em busca da @GloriaEterna! pic.twitter.com/cOu6lqdYL9
Atlético decidiu vaga em casa contra dois dos times possíveis
Rivais que podem garantir ao Atlético uma definição de vaga como mandante, River Plate e Atlético Nacional já estiveram nessa mesma situação em confrontos de mata-mata da Libertadores.
Em 2014, nas oitavas, o Galo encarou o Atlético Nacional. Na Colômbia, foi derrotado por 1 a 0. Já em Belo Horizonte apenas empatou em 1 a 1 e acabou eliminado. Já em 2021, contra o River Plate, o alvinegro venceu as duas partidas: 1 a 0 na Argentina e 3 a 0 no Mineirão.
O Deportivo Pereira é o único dos três que o Atlético sequer enfrentou em toda sua história.