Às vésperas de mais uma participação na fase de mata-mata da Libertadores, nesta temporada o Atlético-MG tem um reforço de peso acostumado a fazer grandes campanhas na competição internacional. Aos 74 anos, Luiz Felipe Scolari é o técnico brasileiro recordista em participações em finais.
Nas oito vezes em que treinou um time que disputou a Libertadores, Felipão chegou à final em quatro delas. Na semifinal, o treinador já esteve seis vezes. Entre os técnicos brasileiros, Felipão é o recordista máximo em desempenho na competição.
Quando o assunto é títulos da Libertadores, Felipão já tem dois na conta. O primeiro ele conquistou com o Grêmio, em 1995. Quatro anos depois, em 1999, venceu comandando o Palmeiras. Ele ficou com o vice em 2000, com o Palmeiras, e no ano passado, com o Athletico-PR.
Felipão liderou Athletico-PR em campanha histórica
Na última temporada, Felipão comandou o Athletico-PR na histórica campanha na competição. Com o time paranaense, Felipão chegou em mais uma final de Libertadores - a sua quarta. Na decisão, a equipe paranaense acabou sendo superada pelo Flamengo.
%u2611%uFE0F%uD83D%uDC74%uD83C%uDFFB O professor está regularizado!
%u2014 Atlético (@Atletico) June 19, 2023
Felipão foi registrado no BID da CBF e está apto a exercer as suas funções com a camisa do Galo! %uD83D%uDC14#GaloPaixãoNacional pic.twitter.com/b7UMx6OX8X
Na campanha, o Athletico-PR de Felipão fez 14 gols e sofreu apenas seis em nove jogos que disputou até a final. O time venceu cinco jogos e teve três empates. A única derrota foi justamente na final, para o rubro-negro carioca, por 1 a 0.
Campanha no Athletico-PR
- nove Jogos
- cinco vitórias
- três empates
- uma derrota
- 14 gols feitos
- seis gols sofridos
Torcedor do Galo está esperançoso
Quem fica feliz com esse retrospecto é a torcida do Atlético-MG, que agora vai ter o técnico ao lado em busca do segundo título da Libertadores.
Sempre que disputa a Libertadores, Felipão consegue, pelo menos, uma classificação para as quartas de final. O treinador nunca foi eliminado em um mata-mata da competição continental nas oitavas de final.
Levando esses números em consideração, o torcedor do Galo pode sonhar com, pelo menos, mais quatro jogos pela frente na Libertadores. Porém, o time quer mais. A expectativa do time com Felipão é que ele repita o feito do Athletico-PR, mas com um final bem diferente.
Números de Felipão na Libertadores
Histórico de participações
1995 - Grêmio (campeão)
1996 - Grêmio (semifinal)
1999 - Palmeiras (campeão)
2000 - Palmeiras (vice)
2001 - Cruzeiro (quartas)
2018 - Palmeiras (semifinal)
2019 - Palmeiras (quartas)
2022 - Athletico-PR (vice)
Finais: 4
Semifinais: 6
Número de vitórias: 47 vitórias (3º maior)