O Atlético-MG entra em campo nesta terça-feira (27), às 19h, para encarar o Libertad, no Paraguai, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. O Galo não sofre na competição o resultado que pode eliminá-lo há quatro anos, quando aconteceu justamente em solo paraguaio.
O Atlético pode perder por até um gol de diferença que ainda se classifica para as oitavas da Libertadores. Se sofrer dois ou mais gols, estará eliminado, já que será ultrapassado pelo próprio Libertad.
O Galo não perde por dois ou mais gols na Libertadores desde 2019, quando levou 4 a 1 do Cerro Porteño, na quarta rodada da fase de grupos daquele ano, em jogo realizado no Paraguai. O resultado serviu para gerar a última (e única) eliminação do Galo na fase de grupos da competição.
Fim de jogo. Cerro Porteño 4x1 Atlético#Galo #CCPxCAM #ContinenteAtleticano %uD83C%uDFF4%uD83C%uDFF3
%u2014 Atlético (@Atletico) April 11, 2019
Desde então, foram 33 jogos realizados na Libertadores, sendo 17 vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas, todas elas por um gol de diferença.
Histórico do Atlético contra paraguaios
O Atlético já enfrentou equipes paraguaias em 19 oportunidades na Copa Libertadores, tendo vencido seis vezes, empatado sete e perdido seis. Além da partida já citada contra o Cerro Porteño, o clube perdeu por dois ou mais gols apenas uma outra vez: na final da Libertadores de 2013.
Naquela ocasião, também no Defensores del Chaco, o Atlético foi derrotado pelo Olimpia por 2 a 0, mas teve a chance de reverter isso no segundo e decisivo jogo, se sangrando campeão na disputa por pênaltis.
Na primeira rodada da fase de grupos de 2023, contra o Libertad, o Galo foi derrotado em pleno Mineirão por 1 a 0.