Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam às 18h30 deste sábado (3), em Uberlândia, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Há 13 anos, eles também se enfrentaram no Triângulo Mineiro, com o zagueiro Réver, hoje ainda no Galo, sendo decisivo.
Na 31ª rodada do Brasileirão de 2010, o líder Cruzeiro encarou o Atlético, que lutava para sair da zona de rebaixamento. O Galo venceu por 4 a 3, com direito a três gols do atacante Obina e um do zagueiro Réver. O gol do defensor foi o que garantiu a vitória para o alvinegro.
Em 2010, um clássico em Uberlândia entrou pra história %uD83D%uDD19
— Atlético (@Atletico) June 2, 2023
%uD83D%uDC14 Obina, o destruidor, fez três e o capitão Réver fechou o placar para o #Galo vencer o rival!
%uD83C%uDFA5 Globo pic.twitter.com/Ss5F0iYia1
Entre todos os jogadores que atuaram naquela partida, Réver é o único que segue em ação por um dos times hoje em dia. Aos 38 anos, o zagueiro é considerado o primeiro capitão do time, mas tem sido pouco utilizado, sendo a última opção de Coudet para a defesa. Em 2023, ele atuou apenas em 10 partidas, saindo do banco na maioria delas.
Outros “remanescentes”
Do lado do Atlético, há ainda um “remanescente de sangue”. Isso porque em 2010 o zagueiro Werley foi titular do confronto. Agora, em 2023, o provável titular da defesa atleticana é Nathan Silva, irmão do defensor de 2010.
No lado do Cruzeiro, o volante Henrique pode ser considerado como um remanescente também. Isso porque ele foi titular em 2010 e, nesta semana, a justiça obrigou o clube a reintegrá-lo ao elenco por entender que ele não poderia ter sido dispensado em 2021, como aconteceu.
Henrique ainda não foi reintegrado ao elenco e, se for, não deverá ser utilizado, mas constará como jogador do clube.
Escalações de Cruzeiro x Atlético-MG em 2010
Cruzeiro: Fábio; Jonathan (Pablo), Caçapa, Edcarlos e Diego Renan (Gilberto); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná (Roger) e Montillo; Thiago Ribeiro e Farías. Técnico: Cuca.
Atlético: Renan Ribeiro; Rafael Cruz, Réver, Werley e Leandro; Zé Luís, Serginho e Renan Oliveira (Alê); Diego Souza (Joedson), Diego Tardelli (Daniel Carvalho) e Obina. Técnico: Dorival Júnior.