O Atlético-MG foi acionado na Fifa pelo Independiente del Valle, do Equador, por uma dívida referente à contratação do meia Alan Franco, realizada em junho de 2020. O clube equatoriano alega que não recebeu a última parcela acordada e cobra cerca de 160 mil dólares (cerca de R$ 800 mil na cotação atual).
A informação foi antecipada pela GOAL e confirmada pelo Superesportes nesta segunda-feira (8/5).
O Atlético-MG aceitou pagar aproximadamente R$ 12,8 milhões ao del Valle por 65% dos direitos econômicos Alan Franco. Agora, o clube tem até 40 dias para quitar o valor.
Alan Franco marcou três gols em 48 jogos pelo time mineiro entre 2020 e 2021. O equatoriano levantou as taças do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil com o Galo.
Foi repassado por empréstimo ao Charlotte FC, dos Estados Unidos, em 2022. A passagem pelo time americano foi curta até um novo empréstimo, desta vez ao Talleres, da Argentina.
Aos 24 anos, Franco participou de 12 jogos pelo time na atual temporada. O Talleres estuda a possibilidade de comprar o atleta, que tem vínculo com o clube até 30 de junho.